A OpenAI vai abrir um escritório em Nova Delhi, capital da Índia, ainda este ano. O objetivo da desenvolvedora é aprofundar a atuação no segundo maior país com mais usuários do ChatGPT no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. O Brasil está em terceiro lugar, conforme reportado pelo Olhar Digital aqui.
A informação foi confirmada pela empresa em comunicado compartilhado com a agência Reuters.

OpenAI terá escritório na Índia
A sede da OpenAI fica em San Francisco, na Califórnia, com outras unidades no país. A empresa já tem ou estuda outros escritórios fora dos Estados Unidos, como na Irlanda e na Coreia do Sul.
Agora, o plano é instalar uma operação em Nova Delhi ainda este ano. Inclusive, a desenvolvedora já começou a contratar uma equipe local.
A escolha da Índia não é por acaso. O país tem o segundo maior número de usuários do ChatGPT globalmente, atrás apenas dos Estados Unidos – além de ser o mais populoso do mundo. Um escritório por lá ajudaria a suprir a demanda local e se aproximar do público.
Além disso, dados recentes da OpenAI mostraram que a Índia tem a maior população de usuários estudantes no ChatGPT e os usuários semanais quadruplicaram por lá no ano passado.

Empresa já está buscando aproximação
A OpenAI já deu indícios de aproximação com a Índia nesta semana:
- No começo da semana, a empresa anunciou o ChatGPT Go, novo plano de assinatura mais barato voltado inicialmente para a Índia;
- O pacote custa ₹399 por mês (cerca de R$ 25, em conversão direta), bem mais acessível que a assinatura Plus, que sai por ₹1.999 (R$ 125).
- A iniciativa da empresa busca ampliar sua base de assinantes num dos maiores mercados digitais do mundo.
Veja os detalhes aqui.

ChatGPT enfrenta processos na Índia
Apesar do escritório em Nova Delhi, a OpenAI enfrenta processos judiciais na Índia. A empresa é acusada por veículos de notícias e editoras de livros de usar conteúdo protegido por direitos autorias para treinar o ChatGPT. A desenvolvedora negou irregularidades.
Leia mais:
- OpenAI pode se tornar a empresa de capital fechado mais valiosa do mundo
- OpenAI lança desafio na Amazônia e governo pede explicação
- OpenAI quer ir muito além do ChatGPT; veja os planos
Além da OpenAI, Google, com o Gemini, e a startup de IA Perplexity também estão de olho no mercado indiano, que já é considerado estratégico.
O post OpenAI terá um escritório na Índia – segundo maior mercado do ChatGPT apareceu primeiro em Olhar Digital.