Home Variedade OpenAI vai aposentar vários modelos antigos do ChatGPT

OpenAI vai aposentar vários modelos antigos do ChatGPT

by Fesouza
2 minutes read

A OpenAI, empresa de inteligência artificial (IA) dona do ChatGPT, anunciou que vai descontinuar uma série de modelos de linguagem da companhia. Eles serão aposentados oficialmente da plataforma a partir de 13 de fevereiro de 2026.

De acordo com o comunicado oficial, a medida é válida apenas para o uso do ChatGPT no site ou aplicativo. As APIs dessas versões ainda estarão disponíveis para uso ou incorporação por desenvolvedores interessados, ao menos por enquanto.

Os modelos que serão descontinuados em duas semanas são os seguintes:

  • GPT‑5 (Instant e Thinking)
  • GPT‑4o
  • GPT‑4.1 e GPT‑4.1 mini
  • OpenAI o4-mini

Na postagem feita no blog da empresa, a OpenAI reconhece que especialmente “perder acesso ao GPT-4o será frustrante para alguns usuários“. Porém, a empresa garante que isso vai permitir que ela “foque em melhorar os modelos que as pessoas mais usam hoje“.

As mudanças na OpenAI

A aposentadoria dos modelos GPT-4o deve mesmo contrariar parte da comunidade. Isso porque ele já chegou a ser “desaposentado” em agosto do ano passado, quando o GPT-5 foi lançado e desagradou muita gente por não apresentar a mesma personalidade mais acolhedora e criativa do anterior.

Porém, a OpenAI garante que esses problemas foram todos resolvidos nas mais recentes atualizações da plataforma. A versão mais atual do modelo de linguagem é o GPT-5.2, liberado em dezembro de 2025 e com foco em produzir menos “alucinações” nas respostas.

A empresa de Sam Altman também está focada em lançar versões alternativas e mais direcionadas do chatbot, como o ChatGPT Health para saúde e bem-estar. Já a IA mais tradicional deve ter em breve a inclusão de anúncios como forma de gerar receita para a empresa, que ainda tenta equilibrar as contas mesmo sendo um nome tão relevante na indústria.

Quer saber a história de origem e evolução da OpenAI? Conheça a trajetória dela neste vídeo!

You may also like

Leave a Comment