A Opera anunciou o lançamento do Opera Deep Research Agent (ODRA), o quarto agente de inteligência artificial a integrar o seu novo navegador premium, o Opera Neon. O ODRA é um agente de pesquisa avançada desenvolvido para auxiliar usuários que precisam de buscas profundas e detalhadas na web.
Ele se destaca por sua capacidade de ser agnóstico a modelos (LLMs), ou seja, pode combinar as forças de diferentes IAs, como Gemini (Google) e ChatGPT (OpenAI), para entregar resultados mais completos. A Opera ainda afirma que o ODRA já se destaca em benchmarks de pesquisa profunda, superando outros agentes disponíveis.
A “sinfonia” dos Agentes de IA
Com o crescente número de agentes no Neon — que já conta com Chat, Make e Do —, a Opera está preparando uma grande mudança na forma como o usuário interage com eles. O plano é expandir significativamente o número de agentes e, para evitar confusão, a empresa apresentará uma nova interface de usuário chamada “Symphony”.
“A ideia em que estamos trabalhando chamamos internamente de Symphony, uma camada de orquestração que muda fundamentalmente a forma como os usuários interagem com múltiplos agentes de IA”, explicou Krystian Kolondra, EVP de Navegadores da Opera.
A “sinfonia” funcionará como uma inteligência unificada:
- Uma IA principal gerenciará todos os agentes especializados;
- Ela entenderá a capacidade de cada agente e encaminhará as solicitações de forma inteligente para o mais adequado, ou para uma combinação deles;
- A camada de orquestração aprenderá as preferências e o estilo de trabalho do usuário ao longo do tempo;
- O sistema saberá quando agir de forma autônoma e quando pedir a autorização ou opinião do usuário.
A proposta é simples: “Você só precisa expressar sua intenção — e o sistema deve orquestrar a solução”, finalizou Kolondra, eliminando a necessidade de o usuário lembrar o que cada um dos 50 (ou mais) agentes faz.
Tecnologia de ponta no Neon
Por ser um navegador premium, o Opera Neon também garante acesso a algumas das ferramentas de inteligência artificial mais avançadas do mundo, suportando recentemente modelos de vídeo como SORA 2 (OpenAI) e Nano Banana (Google), com a promessa de compatibilidade futura com o Veo 3.1 (Google).
O Neon complementa o portfólio de navegadores da Opera, que já inclui o Opera One (para experiência geral) e o Opera GX (para gamers), sendo direcionado a usuários avançados e exigentes que acreditam que a IA será o centro da experiência na web.