As operadoras brasileiras aparecem em destaque no ranking global de velocidade da internet 5G divulgado pela Opensignal na quarta-feira (1º), ocupando as três primeiras posições. Conforme a empresa especializada em avaliar a experiência na rede móvel, a Vivo tem o 5G mais rápido do mundo em 2025.
O resultado foi detalhado no “5G Global Awards”, avaliação anual da Opensignal que premia as melhores prestadoras em quesitos como velocidade de download, experiência de vídeos, experiência em jogos e experiência em apps de voz, entre outros. Claro e TIM completam o pódio, ocupando a segunda e a terceira posições, respectivamente.
Quais foram as velocidades alcançadas?
De acordo com o relatório, a Vivo alcançou velocidade média de download de 362,1 Mbps em 5G no Brasil, a maior registrada entre os mercados de grande porte, “mostrando a capacidade avançada da rede de última geração”, como aponta a empresa. Ela recebeu o prêmio “5G Global Winner”.
- A Claro ficou em segundo lugar e com uma taxa não muito abaixo da concorrente, apresentando velocidade média de download no 5G de 348,2 Mbps;
- Já a TIM vem logo abaixo, oferecendo velocidade média de 329,1 Mbps para seus clientes conectados à internet móvel de quinta geração;
- Esses resultados estabelecem “a reputação do Brasil em velocidades 5G de nível internacional”, como apontou a Opensignal, em comunicado;
- Completando as cinco primeiras colocações, aparecem as operadoras One NZ (310,3 Mbps) e 2degrees (308,5 Mbps), ambas da Nova Zelândia.
Levando em conta apenas os países menores, a operadora KT, da Coreia do Sul, tem a maior velocidade do 5G com 470,7 Mbps, resultado que a coloca como líder geral se desconsiderarmos o tamanho dos mercados. Ainda neste quesito, prestadoras do Catar, Guatemala e Cingapura obtiveram bons índices.
Quanto à cobertura do 5G, a análise aponta a T-Mobile nos Estados Unidos como a melhor, obtendo pontuação 8,1 em 10, enquanto a japonesa Au foi a vencedora na categoria conectividade para jogos. Em experiência de vídeo, o título ficou com a romena DIGI, a finlandesa DNA e as suecas Telenor e Tele2, que dividiram a primeira colocação.
Apps de voz e confiabilidade
O relatório também mostra as melhores operadoras na experiência de app de voz 5G, uma das mais disputadas. Neste caso, a japonesa Au despontou na liderança, com pontuação 85,2, mas SoftBank, NTT Docomo e DIGI também apresentaram desempenhos altos.
Por fim, a categoria confiabilidade da rede 5G mostrou novamente a Au na primeira colocação, com 976,1 pontos. Neste quesito, que mede a probabilidade de a conexão funcionar de ponta a ponta, os melhores resultados foram no Japão, Canadá, Romênia, Alemanha, EUA, Polônia e Finlândia.
O ranking foi gerado a partir de “bilhões de medições coletadas diretamente dos dispositivos dos usuários”, segundo a Opensignal, com comparações por agrupamento de área terrestre e critérios rígidos de elegibilidade. O período de medição foi de 1º de janeiro a 28 de junho deste ano.
Gostou do conteúdo? Siga acompanhando as notícias no TecMundo e interaja com a gente nas redes sociais.