Os 26 melhores filmes LGBT para não deixar de conferir

Drama, comédia e, claro, muito romance permeiam os vários diferentes filmes LGBT+ já lançados no cinema e na televisão. E você confere agora uma seleção de 26 de alguns dos melhores deles.

A lista abaixo não segue ordem classificatória.

1. My Policeman (2022)

Gênero: romance, drama
Onde ver: Amazon Prime Video

Este filme já era há muito aguardado por alguns motivos. O primeiro é que o longa é a adaptação do aclamado livro homônimo de Bethan Roberts. A segunda razão é que o músico e ator Harry Styles vive um dos protagonistas. O maior motivo da expectativa pelo filme, contudo, gira em torno exatamente da sensibilidade de sua história, que narra o romance entre dois homens em uma preconceituosa Inglaterra dos anos 1950.

A trama nos apresenta a Tom Burgess, um jovem policial que descobre uma paixão inesperada pelo curador de museu Patrick Hazlewood. Vivendo em uma época na qual a homossexualidade era vista como crime, Tom esconde seu romance com Patrick e se casa com a inocente Marion Taylor. Passando em dois períodos de tempo diferentes, o filme aborda as consequências do preconceito e a dor do tempo perdido.

2. Great Freedom (2021)

Gênero: romance, drama
Onde ver: Apple TV

Aclamado pela crítica e vencedor de diferentes reconhecimentos na indústria do cinema, este filme alemão acompanha o nascimento de um amor nas condições mais improváveis, onde tudo conspira para impedir esse sentimento. A história se passa na Alemanha pós Segunda Guerra, período no qual a homossexualidade é considerada crime no país.

Após ser preso por ser gay, o jovem Hans acaba se envolvendo com seu colega de cela, o assassino condenado Viktor. O longa recebeu premiações no Festival de Filme de Cannes, no European Film Awards, no Chicago International Film Festival, no Festival du Nouveau Cinéma, entre outros.

3. Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016)

Gênero: romance, drama
Onde ver: HBO Max

Este filme conquistou nada menos que os Oscars de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante, além do Globo de Ouro de Melhor Filme de Drama. A vitória do Oscar de Melhor Filme, inclusive, fez do longa o primeiro filme com elenco todo de atores negros e o primeiro filme de temática LGBT+ a ganhar na principal categoria da premiação.

A emocionante trama do longa se passa em três períodos de tempo diferentes, acompanhando três etapas da vida do jovem Chiron. Durante infância, juventude e início da idade adulta, Chiron passa por dificuldades para reconhecer sua identidade e sua sexualidade. Sua vida ainda é marcada pelo preconceito, por abusos físicos e outros traumas que o transformam.

4. Ammonite (2020)

Gênero: romance, drama
Onde ver: Prime Video

Inspirado na vida da paleontóloga britânica Mary Anning, a trama deste filme se passa nos anos 1840. Interpretada por Kate Winslet, a paleontóloga Mary vê sua vida mudar ao conhecer o o geólogo Roderick e sua esposa Charlotte. Deprimida por não conseguir ter filhos e por sentir o tratamento frio do marido, Charlotte fica frequentemente doente.

Certo dia, Roderick precisa viajar e deixa Charlotte aos cuidados de Mary. O que tem início como uma relação de ajuda logo se torna uma amizade. Quando a proximidade entre as duas aumenta, elas precisam entender o novo sentimento, em um período durante o qual a homossexualidade é vista como um crime e um pecado.

5. Memórias de um amor (2020)

Gênero: romance, drama
Onde ver: Paramount+

Protagonizado pelos excelentes Stanley Tucci e Colin Firth, este filme acompanha o casal Sam e Tusker. Juntos há mais de 20 anos, eles descobrem que Tusker sofre de demência precoce e que a doença está se intensificando rapidamente. Os dois decidem viajar o país em um antigo trailer, para visitar amigos e família e rever lugares de sua história, enquanto Tusker mantém sua consciência.

Um filme forte, que aborda a consciência sobre a própria mortalidade e a reflexão sobre prioridades. O longa recebeu críticas positivas, que destacam principalmente as atuações de Tucci e Firth.

6. Seu Nome Gravado em Mim (2020)

Gênero: romance, drama
Onde ver: Netflix

Filme com temática LGBT com maior bilheteria da história do cinema de Taiwan, este longa nos apresenta aos jovens Jia-han, conhecido como A-han, e Wnag Po Te, também chamado de Birdy. Em 1987, período marcado por uma saída do país de um momento de repressão política, Birdy é transferido para a escola secundária católica em que A-han estuda.

Quando um inesperado romance se desenrola entre eles, os dois jovens precisam lidar com a homofobia que marca a sociedade conservadora em que vivem, enquanto tentam viver um amor que nunca sentiram antes. O filme recebei cinco indicações do Golden Horse Award, o Oscar do mundo de língua chinesa.

7. Tio Frank (2020)

Gênero: comédia dramática
Onde ver: Prime Video

Estrelado por Paul Bettany e Sophia Lillis, este filme se passa em 1970 e conta a história de Frank, um homem gay que esconde sua sexualidade do mundo. Quando seu pai morre, ele decide ir ao funeral acompanhado de sua sobrinha, única outra pessoa de sua família que sabe sobre sua orientação sexual.

No decorrer da viagem, acompanhamos flashbacks da vida de Frank, que mostram os momentos de homofobia que ele sofreu com seu pai. Após o funeral, contudo, um grande trauma de seu passado retorna com toda força e ele precisa lidar com isso e com o seu presente.

8. Hoje eu Quero Voltar Sozinho (2014)

Gênero: romance adolescente
Onde ver: Netflix

Este elogiado filme brasileiro aborda os encantos e os medos do primeiro amor, do amor adolescente. A história acompanha Leonardo, um jovem cego que precisava lidar com a superproteção de sua mãe, o desejo de alcançar sua independência e os desafios da adolescência. Certo dia, um novo aluno, chamado Gabriel, chega a sua escola.

Os dois acaba desenvolvendo uma amizade e não demora para que novos sentimentos comecem a surgir. Baseado no curta Eu não quero voltar Sozinho, a produção conquistou o público com a delicadeza com que aborda o relacionamento e a deficiência de Leonardo. Conquistou o Teddy Award de Melhor Filme.

9. Elisa y Marcela (2020)

Gênero: romance, drama
Onde ver: Netflix

Este emocionante filme espanhol conta a história verdadeira do primeiro casal homoafetivo a conseguir oficializar sua união em uma igreja na Espanha. A história de Elisa e Marcela tem início em 1901. Após ela se conhecerem na escola, logo a recente amizade se torna um sentimento do qual parecia impossível fugir. Mas as dificuldades para ficarem juntas ainda seriam muitas.

Uma distância forçada por suas famílias, os ataques morais e físicos de seus vizinhos, a tentativa de uma delas de se passar por homem, a expulsão da Espanha e a prisão por blasfêmia e imoralidade estão entre os vários desafios pelos quais o casal passou. Um filme que aborda mais uma vez os absurdos provocados pelo preconceito e a força que um amor pode ter.

10. Variações (2019)

Gênero: drama biográfico
Onde ver:

Este filme português conta a história verdadeira do cantor António Variações. O longa acompanha um pouco da carreira e da trajetória pessoal do famoso cantor de pop rock português, até o momento em que o artista veio a falecer por complicações causadas pela AIDS.

Da infância a sua estadia na Holanda, do retorno a Portugal às primeiras gravações. Embora vejamos muito da carreira do ator, pode-se dizer que o longa traz o António Variações como pessoa, e não apenas como profissional, abordando sua paixão pela arte e suas outras paixões na vida. Foi um dos filmes portugueses mais vistos em Portugal no ano de sua estreia.

11. Um coração normal (2014)

Gênero: drama
Onde ver: HBO Max

Mark Ruffalo, Julia Roberts, Matt Bomer, Taylor Kitsch, Jim Parsons, Alfred Molina, Jonathan Groff, e Joe Mantello protagonizam este filme que trouxe às telas a história da emocionante peça teatral escrita por Larry Kramer em 1985. A trama se passa no momento em que pouco se sabia sobre a AIDS, enquanto a doença já se alastrava entre pacientes gays, o que fez com que ficasse conhecida como “câncer gay”.

Ned Weeks, um homem homossexual, tenta organizar mais ações para compreender e combater a doença. As grandes dificuldades em seu caminho, o preconceito e sua própria personalidade acaba fazendo com que ele afaste as pessoas ao seu redor, como seu irmão e seu parceiro. Mas ele também encontra aliados nesta luta.

12. Milk, A Voz da Igualdade (2009)

Gênero: drama político
Onde ver: HBO Max

Ganhador de dois dos oito Oscars ao qual foi indicado, Milk mantém a excelente taxa de aprovação da crítica de 94% no site Rotten Tomatoes. O longa conta a história real do político e ativista gay Harvey Milk. A trama tem início quando o simpático e alegre Milk se muda de Nova York para São Francisco, em 1972.

Após resistir ao preconceito direcionado a ele e a seu namorado, Milk se torna uma referência na luta pelos direitos de pessoas homossexuais. Rapidamente se tornando um líder político, Milk liderou campanhas nacionais pelos direitos de pessoas gays.

13. A Festa de Formatura (2020)

Gênero: comédia dramática musical
Onde ver: Netflix

Após decidir levar sua namorada ao baile de sua escola, Emma descobre que a festa foi cancelada por pressão de uma associação em nome da família. Seu desabafo nas redes sociais acaba chamando a atenção de um grupo de artistas decadentes da Broadway, que decidem ajudá-la a ter sua festa e a diminuir o preconceito ao seu redor.

O elogiado filme adaptou para as telas o musical da Broadway de mesmo título. a produção teatral, por sua vez, teve inspiração na história real da estudante Constance McMillen. após ter seu baile cancelado pela American Family Association, a jovem luta pelo direito de levar sua namorada ao baile e com roupas sem normas de gênero.

14. Querido Ex (2018)

Gênero: comédia, drama, romance
Onde ver: Netflix

Liu Salian estava apenas começando a vivenciar o luto pela perda de seu marido para um câncer. as tudo muda quando ela e o filho adolescente descobrem que o falecido deixou todo o seu seguro de vida para um desconhecido chamado Jay. A revolta da viúva aumenta intensamente quando ela descobre que Jay era amante de seu marido e que o rapaz decidiu aceitar o valor do seguro.

O ódio da mulher acaba deixando o ambiente familiar cada vez mais tóxico para o filho adolescente, que acaba decidindo ir morar com Jay. Embora a temática tenha um certo peso dramático, esta comédia dramática taiwanesa conta com elementos que trazem uma leveza ao filme, como animações sobrepostas e um divertido narrador.

15. Orgulho e Esperança (2014)

Gênero: comédia dramática
Onde ver: Apple TV

Em 1984, o Reino Unido está sb o governo de Margaret Tatcher. Quando os mineiros decidem entrar em greve, um grupo de ativistas homossexuais decide apoiá-los e arrecadar dinheiro para suas famílias. A União Nacional dos Mineiros, contudo, demonstra constrangimento em aceitar a ajuda, visto que a homossexualidade foi vista como crime por tantos anos.

Ainda assim, os ativistas se dedicam a ajudá-los a vencer o preconceito e a conquistar o direitos pelos quais lutam. Ganhador do BAFTA de Melhor estreia de roteirista, diretor ou produtor UK e detentor e uma aprovação de 92% no Rotten Tomatoes, o longa é baseado em fatos reais.

16. Paris is Burning (1990)

Gênero: documentário
Onde ver: —–

Este icônico documentário mostra a cena drag queen de Nova York em meio aos anos 1980, trazendo os incríveis bailes, a dança vogue e as lutas por direitos de comunidades afro-americana, latina, transgênero e gay. Juntas, essas comunidades transformaram e trouxeram vitalidade para toda uma era.

Considerado de valor incalculável, o documentário foi reconhecido por sua abordagem do preconceito e da luta envolvendo etnia, gênero, classe social e sexualidade. Em 2016, a Library of Congress dos Estados Unidos selecionou o filme para preservação na National Film Registry como “cultural, histórico e esteticamente significante”.

17. 120 batimentos por minuto (2017)

Gênero: drama
Onde ver: Prime Video

Esta produção francesa nos leva à França de 1990. No período, o grupo ativista Act Up ampliou seus esforços para divulgar a importância da prevenção e do tratamento da AIDS, bem como desmistificar a doença e o preconceito em torno da comunidade LGBT.

O diretor e co-roteirista Robin Campillo e o co-roteirista Philippe Mangeot trouxeram um pouco de suas próprias experiências com o Act Up para escrever a história do filme. O resultado foi um longa emocionante e elogiado, com 98% de aprovação no site Rotten Tomatoes, e nota 4,5 de 5 no agregador de críticas francês AlloCiné.

18. Tatuagem (2013)

Gênero: drama
Onde ver: Netflix

Esta produção foi eleita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos. Protagonizado por Irandhir Santos, Jesuíta Barbosa e Rodrigo García, o filme acompanha um grupo de artistas que, em 1978, desafiam os valores morais impostos pela ditadura militar.

Em um teatro/cabaré no Nordeste do Brasil, o grupo apresentava espetáculos de resistência política, anarquia, subversão e muito deboche. Quando o líder do grupo Clécio conhece o jovem soldado Arlindo, um inesperado sentimento mistura esses dois mundos que tanto se chocam. Amplamente elogiado, o longa conquistou nove importantes prêmios em grandes festivais de cinema do Brasil.

19. Conquistar, Amar e Viver Intensamente (2018)

Gênero: drama, romance
Onde ver: Prime Video

Em uma Paris de 1993, Jacques é um escritor de 39 anos que se vê divorciado após anos de casamento. Para sua surpresa, o novo momento acabou lhe proporcionando uma descoberta sobre sua própria sexualidade, o que acontece quando conhece Arthur, um jovem estudante de literatura que sonhava em se tornar um cineasta.

Enquanto os dois tentam conhecer um ao outro e conhecer a si mesmos na nova relação, eles passam por alguns conflitos de gerações. Além disso, precisam enfrentar os desafios de manter uma relação homossexual em plenos anos 1990 em Paris. Um filme emocionante, com o qual é fácil se identificar.

20. Tudo Sobre Minha Mãe (1999)

Gênero: drama, comédia
Onde ver: Prime Video

Esta aclamada produção de Pedro Almodóvar aborda temas como identidade sexual, religião, existencialismo, travestilidade e AIDS. A trama acompanha Manuela, uma mãe que vê seu único filho morrer em um acidente. Perdida em meio a seu luto, ela parte para Barcelona para encontrar o pai de seu filho, a travesti que se identifica como Lola e que sequer sabia que tinha tido um filho.

O longa venceu o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, ganhou em sete categorias do Prêmio Goya, e se consagrou no BAFTA na categoria de melhor filme de língua não inglesa.

21. Praia do Futuro (2014)

Gênero: drama
Onde ver: —–

Neste elogiado filme brasileiro, o ator Wagner Moura vive Donato, um salva-vidas que trabalhava na Praia do Futuro, na capital cearense. Após tentar salvar o amigo do um piloto alemão Konrad, Donato acaba se envolvendo com o estrangeiro e dando início a um arrebatador romance. Decidido a viver esse amor, ele parte para Berlim, mas deixa para trás seu irmão mais novo Ayrton, que tanto o admirava.

Alguns anos após a partida de Donato, Ayrton vai a Berlim em busca do irmão. O longa dividiu opiniões com um roteiro um pouco lento e sempre sério, mas conquistou por abordar temáticas como família, fuga, retorno, e por traz cenas cheias de significados mesmo quando não tinham nenhuma fala.

22. A Vida e a Morte de Marsha P. Johnson (2017)

Gênero: drama, documentário
Onde ver: Netflix

Este documentário conta um pouco da história de Marsha P. Johnson, uma mulher transgênero e estrela da TV americana que fundou o grupo de ativistas trans Transvestites Action Revolutionaries. Por seu trabalho, Marsha ficou conhecida como a “Rosa Parks do mundo LGBT”.

Além de abordar o legado político de Marsha, o filme acompanha sua amiga Victoria Cruz. Em meio à forte onda e violência contra mulheres trans, ela tenta investigar a verdade por trás da morte de Marsha, assassinada aos 46 anos.

23. Retrato de uma Jovem em Chamas (2020)

Gênero: drama, romance
Onde ver: Globoplay

Ganhador do Queer Palm (melhor filme com temática LGBTQ+), entre vários outros prêmios da indústria do cinema, este aclamado longa francês acompanha a pintora Marianne. Em 1770, ela chega a uma ilha para pintar o retrato da jovem Héloïse, obra que deverá ser enviada ao futuro marido da garota. Contra o casamento, Héloïse se recusa a posar para qualquer artista.

Marianne tem a ideia de fingir ser apenas uma dama de companhia, para passar tempo com a jovem e fazer seu retrato em segredo. Logo a convivência faz com que as duas desenvolvam uma relação íntima e muito forte, em uma época em que a homossexualidade era vista como crime.

24. Indianara (2019)

Gênero: drama, romance
Onde ver: Telecine

Este filme brasileiro conta a trajetória da ativista transexual Indianara Siqueira. Lutando pelos direitos e pela sobrevivência de outras pessoas transgêneros, Indianara foi uma das criadoras da Casa Nem, um abrigo no Rio de Janeiro para pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade.

O longa acompanha a luta de Indianara e os atos de resistência em meio a ameaças e ataques a travestis e transexuais pelo Brasil. A produção ganhou elogios da crítica e do pública pela sensibilidade com que abordou a luta da protagonista e sua vida pessoal.

25. Rafiki (2018)

Gênero: drama, romance
Onde ver: Telecine

Kena e Ziki são duas jovens do Quênia. Apesar de suas famílias serem rivais políticas, as duas sempre mantiveram a amizade e cresceram untas ao longo dos anos. Em sua juventude, a relação acaba se transformando em um romance, mas isso não é em aceito na comunidade conservadora em que vivem.

A partir daí, as duas precisam decidir se lutam por esse amor ou se se afastam para levar vidas mais seguras, enquanto o país vive um momento de pressão política sobre os direitos de pessoas LGBT. O longa queniano foi banido no Quênia, onde a pena pela prática de sexo gay é de 14 anos de prisão. Após o diretor ganhar o direito na Suprema Corte do Quênia de transmitir o filme no país por apenas sete dias, todas as sessões do filme tiveram seus ingressos esgotados.

26. Maurice (1987)

Gênero: drama, romance
Onde ver: —–

Este filme acompanha a história de amor entre Maurice Hall e o Clive Durham. Recém chegados à Universidade de Cambridge, em 1909, os dois percebem a atração sexual e o carinho que sentem um pelo outro. Para não arriscar a reputação de Clive, contudo, o casal desenvolve apenas uma relação casta, em meio aos riscos da época.

Os anos se passam e o relacionamento dos dois chega ao fim. Clive se casa com uma mulher chamada Anne. Em uma visita ao ex-namorado, Maurice acaba se apaixonando por seu empregado Alec Scudder, nos levando a acompanhar um segundo romance.

CONFIRA TAMBÉM!

Os filmes de romance incríveis na Netflix (atuais e clássicos)

Os melhores filmes para conferir na Netflix

Os melhores filmes para assistir na HBO Max agora mesmo!

Os melhores filmes para conferir na Amazon Prime Video

Os melhores filmes com plot twist que vão te surpreender

Os melhores filmes de suspense para ver na HBO Max

Os melhores animes Yaoi para maratonar agora mesmo!

Melhores animes Yuri para os fãs do gênero!

Related posts

Veja quais os episódios de One Piece você pode pular (e os que talvez não)

Thena: que é a personagem de Os Eternos (história e poderes)

Velozes e Furiosos: esta é a ordem cronológica para assistir os filmes