Os jogos atuais são genéricos e parecidos? Hideo Kojima comenta sobre o assunto

Hideo Kojima, lendário criador de Metal Gear Solid e Death Stranding, afirmou em entrevista recente que muitos jogos de grande orçamento hoje parecem iguais, com temas repetitivos e pouca inovação. A declaração foi feita durante uma conversa com a varejista de moda SSENSE, após ele assistir à apresentação do Summer Game Fest.

Segundo Kojima, diversos títulos mostrados no evento de Geoff Keighley envolviam combates contra monstros ou alienígenas, com visuais e mecânicas semelhantes. Para ele, é necessário trazer elementos realmente novos para a indústria de games, mesmo que os formatos atuais agradem boa parte do público.

“Até mesmo o visual e os sistemas são praticamente os mesmos e muitas pessoas gostam disso, eu entendo, mas é importante incluir algo realmente novo para a indústria”, disse Kojima à varejista canadense.

Kojima tem preferido projetos independentes e afirma que não jogará o remake de Metal Gear Solid 3

O desenvolvedor também disse que tem preferido se aventurar em jogos independentes no momento, por considerá-los mais criativos. Em contrapartida, descreveu os jogos AAA como seguros e pouco empolgantes, o que tem o afastado desse tipo de produção.

Ao ser questionado se jogaria o remake de Metal Gear Solid 3: Snake Eater, da Konami, Kojima respondeu que não pretende dar uma chance para a reimaginação. 

Ele também comentou que, mesmo em grandes estúdios, falta conhecimento técnico sobre elementos básicos de ação furtiva — como, por exemplo, o uso real de armas.

“Quem faz jogos militares provavelmente não sabe como desmontar uma arma ou atirar com uma arma. Então isso é meio triste”, explicou. Questionado se ele conseguiria desmontar uma arma, Kojima respondeu: “Sim, porque eu também fiz esse treinamento e aprendi muitas maneiras de matar pessoas”.

Kojima falou novamente em desenvolver um jogo no espaço

Em entrevista recente ao The Guardian durante o Festival de Cinema de Sydney, o criador de Metal Gear e Death Stranding afirmou que deseja passar alguns meses na Estação Espacial Internacional (ISS) para ser o primeiro desenvolvedor a criar um jogo diretamente do espaço.

Agora, ele reiterou ao SSENSE sua intenção de criar um jogo no espaço e está disposto a passar por treinamentos e visitar a Estação Espacial Internacional. Ele segue acreditando que é possível desenvolver um game em órbita — e que poderia ser o primeiro a fazer isso.

Na conversa com o The Guardian, Kojima disse que seu plano não envolve turismo espacial, mas sim um treinamento completo para aprender a atracar na ISS e desenvolver um jogo enquanto estiver por lá. Ele acredita que a ideia é viável e citou o fato de muitos astronautas terem mais de 60 anos como motivação.

Durante a entrevista, Kojima brincou dizendo que trabalhar no espaço talvez alivie suas dores nas costas. Ele também mencionou o desejo de se colocar em situações de risco como uma forma de se sentir mais vivo.

O diretor afirmou estar inspirado em Tom Cruise, conhecido por fazer acrobacias perigosas em seus filmes. Segundo Kojima, essa “doença de Tom Cruise” o impulsiona a buscar experiências mais extremas para se desafiar profissionalmente.

Kojima tem uma opinião forte sobre os jogos da atualidade, não é mesmo? Você concorda com o ponto de vista do desenvolvedor? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!

Related posts

6 jogos grátis para curtir no PC, consoles e celulares no fim de semana

Empresa avança no setor militar com aeronave híbrida e autônoma

Você ouve uma voz na cabeça ao ler em silêncio? Entenda o porquê