A premiação mais famosa do mundo do cinema, o Oscar vai passar por uma grande mudança em breve. Exibida nos Estados Unidos pela emissora ABC desde 1976, a cerimônia de entrega de prêmios vai passar a ser exibida pelo YouTube como forma de encontrar novos públicos e se adaptar à era do streaming.
No entanto, essa não é uma decisão que vai ter efeito imediato, e a emissora ainda vai ter alguns anos de exclusividade sobre o evento. Isso porque o acordo feito pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas só vai começar a valer a partir do ano de 2029.
Oscar promete grande mudança após seu 100ª ano
Com o novo acordo anunciado pela Academia, a ABC, rede de televisão pertencente à Disney, vai ser a responsável por transmitir o evento até sua 100ª edição. E há chances de que ela volte a fazer isso em um futuro não muito distante, visto que o acordo com o YouTube vai valer até o ano 2033.
- O acordo com a plataforma do Google garante que a cerimônia vai poder ser assistida gratuitamente ao redor do mundo;
- Além de transmitir a cerimônia, o YouTube vai exibir diversos conteúdos relacionados, incluindo o tapete vermelho e imagens de bastidores;
- A plataforma também vai ter exclusividade sobre o anúncio dos indicados e eventos como o Governors Awards, no qual são anunciados Oscars honorários;
- No Brasil, a cerimônia costuma ser transmitida pela SBT, TNT e HBO, mas isso também deve mudar com o novo acordo.
O novo acordo da Academia também prevê uma parceria aprofundada com a iniciativa Google Arts & Culture. Ela vai usar tecnologias do YouTube para facilitar o acesso digital a exibidores e membros votantes, bem como para digitalizar alguns dos 52 milhões de itens que fazem parte do catálogo da instituição.
Oscar fortalece planos de crescimento do YouTube
Com a parceria estabelecida com a Academia, o Google fortalece seus planos de transformar o YouTube na “plataforma mais poderosa do planeta”. Enquanto a empresa abandonou seus planos de produzir conteúdo original, o sistema ainda continua popular graças à sua grande oferta de vídeos produzidos por criadores populares.

A instituição responsável pelo Oscar estava procurando uma parceira de streaming há anos, por estar consciente do declínio da TV linear. Nos Estados Unidos, a cerimônia foi exibida pelo Hulu pela primeira vez em 2024 e, no mercado internacional, a Disney licenciou seus direitos dependendo das circunstâncias de cada país.
Até o momento, o YouTube não revelou quais foram os valores envolvidos no acordo, mas há expectativas de que muitos de seus criadores sejam envolvidos no evento. Assim, além de transmitir a cerimônia, a plataforma deve aproveitar para lucrar com diversos conteúdos relacionados a ela.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!
