Uma câmera com sensor infravermelho flagrou um Objeto Voador Não Identificado (OVNI) se movimentando no céu da cidade de São Pedro, na região metropolitana de Piracicaba, no interior de São Paulo, deixando os moradores intrigados. O que seriam as luzes registradas no último dia 8 de julho?
De acordo com a CNN, a gravação foi feita por volta das 20h30, mostrando algo que se movimenta em diferentes direções e, alguns momentos, some misteriosamente. As testemunhas acreditam não se tratar de uma aeronave e afirmaram que o fenômeno vem sendo observado desde 2024 nas proximidades.
- Leia também: Brasil tem quase 900 avistamentos de OVNIs documentados pelo Arquivo Nacional; saiba como consultar
O que eram as luzes gravadas no céu?
Apresentando brilho superior ao de aeronaves convencionais, em uma tonalidade “branca que oscilava”, segundo o morador que fez a gravação, o estranho objeto observado no céu podia ser visto em diferentes pontos. As luzes ficavam mais fortes e de repente sumiam, reaparecendo em outros lugares momentos depois.
- Uma das testemunhas afirmou à reportagem que o OVNI aparece na região pelo menos uma vez por semana e não emite sons;
- Algumas pessoas disseram se tratar de um drone rural sobrevoando a área, enquanto outras sugerem a presença de supostos visitantes de outros planetas;
- Mas para o representante da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON), Sérgio Mazzi, as luzes não têm qualquer relação com visitas de seres extraterrestres nem drones;
- O OVNI gravado nas proximidades de Piracicaba é, na verdade, um avião realizando desvios perto do aeroporto Viracopos, em Campinas, como disse o especialista ao Olhar Digital.
Conforme Mazzi, a plataforma de registro de voos Flightradar24 traz dados sobre os movimentos dos objetos gravados pela câmera em São Pedro. Dessa forma, as luzes vistas sumindo e reaparecendo em diferentes pontos seriam aeronaves chegando ao aeroporto.
Naquela data, Viracopos registrou uma enorme chegada de voos, segundo o especialista, levando os pilotos de avião a realizarem manobras em regiões vizinhas durante a aproximação final para pousar.

Nova nomenclatura
De modo geral, o termo OVNI pode ser usado para qualquer objeto visto no céu que não foi identificado, não se referindo, necessariamente, a relatos associados a vida extraterrestre. Isso pode incluir balões atmosféricos, drones, foguetes, mísseis, lixo espacial, cometas, estrelas, meteoritos e até mesmo aviões, como parece ser o caso.
Recentemente, tais fenômenos passaram a receber uma nomenclatura diferente dada pela NASA. A agência espacial americana tem utilizado com mais frequência o termo Fenômenos Aéreos Não Identificados (UAPs) em substituição ao tradicional OVNI, para determinados contextos.
- Fique por dentro: A Noite dos OVNIs no Brasil: o que aconteceu em 19 de maio de 1986?
O uso da nova nomenclatura acontece, principalmente, em casos envolvendo fenômenos naturais conhecidos ou aeronaves, evitando a associação com a antiga expressão que popularmente é utilizada para relatos de supostos alienígenas.
Curtiu o conteúdo? Continue no TecMundo e compartilhe as notícias nas redes sociais com os amigos.