Medicamentos usados para controle de peso, como Ozempic, Wegovy e Mounjaro, podem tornar os alimentos mais doces ou salgados aos olhos de quem os utiliza — e isso pode ajudar a reduzir o apetite.
A conclusão é de uma pesquisa apresentada na Reunião Anual da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes (EASD), em Viena, e publicada na Diabetes, Obesity and Metabolism.
Descobertas do estudo
- O estudo entrevistou 411 pessoas com sobrepeso ou obesidade em uso de um desses medicamentos por pelo menos três meses.
- Cerca de 21% disseram perceber os alimentos mais doces e 22% mais salgados do que antes do tratamento.
- Essa alteração sensorial esteve associada a maior saciedade e menor fome, segundo os autores.
- Mais da metade dos participantes (58%) relatou sentir menos apetite, e quase dois terços (63%) disseram ficar satisfeitos mais rapidamente.
- Entre os usuários do Mounjaro, 41% relataram forte queda no desejo de comer, contra 34% entre os usuários de Wegovy e 30% entre os que tomavam Ozempic.
Leia mais
- China está prestes a lançar emagrecedor de alta eficácia
- Ozempic pode ter um ‘efeito extra’ inesperado, revela estudo
- Novo Ozempic? Este medicamento reduz o peso sem afetar apetite
Terapias para comportamento alimentar
Segundo o professor Othmar Moser, líder do estudo, as terapias à base de incretina “atuam também nas papilas gustativas e nas áreas do cérebro que processam o paladar”, o que pode influenciar escolhas alimentares.
No entanto, os pesquisadores não encontraram relação direta entre as mudanças de paladar e a redução do IMC, indicando que a perda de peso envolve múltiplos fatores, como metabolismo, dieta e atividade física.
O post Ozempic, Wegovy e Mounjaro podem influenciar paladar, indica pesquisa apareceu primeiro em Olhar Digital.