Demonstrando estar antenado com os problemas mundiais atuais, o Papa Leão 14 vai inaugurar um centro de treinamento ecológico na zona rural da Itália. A iniciativa, segundo a Reuters em matéria publicada pela Folha de São Paulo, “visa incentivar os líderes mundiais a abordarem as mudanças climáticas globais”.
O projeto ecológico, chamado Borgo Laudato Si será inaugurado em um terreno dentro da Vila Papal em Castel Gandolfo e terá 55 hectares de terreno, algo como 55 campos de futebol. A vila oferecerá instalações de treinamento vocacional, jardins e oportunidades educacionais para crianças locais, explica a reportagem.

Iniciativa será oferecida em vários idiomas
Segundo nota do Vatican News, o projeto será aberto a todos, “independentemente de fé ou outras afiliações”, e também servirá de inspiração para turistas que visitarem o local.
O Rev. Manuel Dorantes, padre responsável pelo centro, afirma que o Vaticano quer ser um exemplo para outras nações: “se nós, a menor cidade-estado do mundo, podemos fazer isso, qual é o potencial para outros estados maiores do que nós?”, comentou à Reuters.
Anunciado em 2023 pelo Papa Francisco, conhecido defensor da preservação ambiental, o centro de treinamento oferecerá visitas guiadas pelos jardins, áreas agrícolas e pelo centro educacional em diversos idiomas. Além disso, haverá um restaurante e um mercado para visitantes.
Já o centro educacional, explica o Vatican News, atenderá tanto visitantes de um dia quanto de longa permanência, incluindo “grupos diocesanos e paroquiais, religiosos, padres, bispos, crianças em idade escolar, universidades, comunidades vulneráveis e delegações de conferências episcopais que desejem replicar o modelo”.

Leia mais:
- “Padroeiro da internet”: Carlo Acutis se tornará o 1º santo millennial
- Mudanças climáticas podem causar colapso nas plantas do mundo
- Maior iceberg do mundo está em contagem regressiva para o fim
Além disso, também serão oferecidos cursos voltados para CEOs e líderes empresariais interessados na causa ambiental.
Papa Francisco idealizou o Centro de Treinamento em 2023

O projeto do centro de treinamento ecológico surgiu a partir de uma iniciativa do Papa Francisco, que em 2023 decidiu abrir a Vila Papal ao público em geral. O objetivo era criar um espaço de formação dedicado à educação ecológica e conscientização ambiental.
O nome do centro, “Borgo Laudato Si”, é uma homenagem ao documento de 2025, no qual Francisco abordou pela primeira vez em um texto papal a importância de adotar o consenso científico sobre as mudanças climáticas e incentivar outros países a reduzir suas emissões, segundo a Reuters.
Em julho de 2025, Leão 14 também destacou os ensinamentos ambientais da Igreja, aprovando um rito inédito que permite aos padres celebrar missas que incentivam os fieis a cuidar da Terra.
Confira algumas informações sobre o novo centro educacional
- Localizado a cerca de uma hora de carro de Roma, às margens do Lago Albano.
- Novo centro anexado ao prédio onde Leão passou suas férias em 2025.
- O instituto possui uma estufa curva, inspirada na colunata da Praça de São Pedro.
- Visitantes poderão aprender sobre agricultura orgânica na estufa.
- O centro educacional adjacente conta com 10 salas de aula.
- Turistas poderão comprar produtos locais, como: vinho de vinhedos do Vaticano, azeite orgânico e queijo produzido por 60 vacas no local.
O post Papa inaugura centro de treinamento ecológico aberto ao público na Itália; veja o que sabemos apareceu primeiro em Olhar Digital.