Para conter inflação, Joe Biden dá sinal verde para combustível mais poluente que gasolina nos EUA

O governo Joe Biden anunciou nesta terça-feira (12) que vai permitir aos americanos continuarem comprando a E15, uma gasolina que usa mistura 15% de etanol, durante o verão (1º de junho a 15 de setembro). A medida faz parte de um plano do Executivo dos EUA para conter a alta da gasolina no país — e a consequente inflação, a maior em 40 anos — e a dependência de fontes externas de energia.

A E15 é banida em boa parte dos Estados Unidos durante o verão por conta do seu alto teor de poluição (pior do que a gasolina padrão, portanto). A proibição da venda neste período do ano, em vigor desde 2011, leva em conta a possibilidade de elementos poluentes no etanol reagirem com a luz solar e provocar maior poluição atmosférica e emissão de gases-estufa.

De acordo com a Casa Branca, a EPA (Agência de Proteção Ambiental dos EUA, na sigla em inglês) irá trabalhar “com os estados de todo o país para garantir que não haja impactos significativos na qualidade do ar durante a estação de verão”. Neste sentido, vale ressaltar que boa parte da gasolina nos EUA já é misturada com até 10% de etanol.

Vitória para o lobby do milho

A manutenção do E15 durante o verão não deixa de ser uma boa notícia para o lobby do etanol nos EUA — por lá, ele é retirado do milho —, que há anos tenta acabar com o bloqueio temporário da mistura. Tanto legisladores do Partido Democrata quanto do Republicano já tentaram ingressar com projetos de lei de incentivo ao combustível.

A economia de custos com o E15 é controversa, porque, embora seja mais barato, o etanol possui cerca de um terço a menos de energia do que a gasolina. Desta forma, a adoção da mistura pode até diminuir US$ 0,10 nos gastos de combustível; em compensação, o motorista terá que, proporcionalmente, injetar uma maior quantidade de etanol para percorrer um determinado trecho do que colocaria em gasolina.

No momento, o E15 não é muito popular nos EUA e é vendido em apenas 2.300 postos de gasolina em 30 estados. No entanto, a situação pode mudar nos próximos anos, uma vez que a ficha técnica distribuída pelo governo Biden menciona que “a EPA também está pensando em ações adicionais para facilitar o uso do E15 durante todo o ano”.

Crédito da imagem principal: Crush Rush/Shutterstock

Leia mais:

Porsche anuncia investimento de mais de R$ 355 milhões para a produção de combustível sintéticoApós reajuste da Petrobras, preços de combustíveis sobem até 14,4% na bombaGuerra entre Rússia e Ucrânia pressiona preço dos combustíveis no Brasil

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Para conter inflação, Joe Biden dá sinal verde para combustível mais poluente que gasolina nos EUA apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Arqueólogos descobrem Peñico, cidade peruana de 3.500 anos

Monitores, kits com mouse, teclado e mais itens gamer para seu Setup com até 72% OFF na Shopee

X suspende conta da Reuters na Índia