A compra recente da Paramount pela Skydance Media vai trazer consequências indesejadas para quem assina planos de TV a cabo no Brasil. A companhia comunicou a operadoras que, até o dia 31 de dezembro deste ano, vai encerrar a transmissão dos canais MTV, MTV Live, Nickelodeon, Nick Jr, Comedy Central e Paramount no Brasil.
Segundo a companhia, a decisão está ligada ao desejo de promover cortes de gastos, em um momento no qual verbas publicitárias estão secando para o setor. Além disso, a companhia pretende concentrar cada vez mais a distribuição de conteúdos em plataformas de distribuição proprietárias.
Paramount tenta se adaptar às condições de mercado
Fontes consultadas pelo site NaTelinha afirmam que a Paramount pretende continuar atuando no Brasil, mas concentrando seus conteúdos no streaming Paramount+. Assim, ela vai apostar mais no modelo D2C (direto ao consumidor), encerrando parcerias com operadoras.
- A mudança não vai afetar os acordos esportivos da empresa, incluindo a transmissão de jogos da Copa Libertadores;
- A decisão também tem a ver com o desejo de se livrar dos altos custos do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC), normalmente associado a redes de TV por assinatura;
- A Skydance Media pretende seguir um caminho semelhante à da Netflix, vendendo seus conteúdos diretamente aos consumidores;
- A aquisição já afetou diversas outras atividades da Paramount, e deve continuar provocando impactos;
- Entre as ações de maior repercussão até o momento está o cancelamento da série Dexter: Pecado Original.
A intenção da Skydance Media, que investiu US$ 8 bilhões na aquisição da Paramount, é usar o poder de suas propriedades intelectuais para virar uma “Big Tech”. Ao dispensar intermediários e cortar gastos considerados desnecessários, a companhia pretende crescer ao mesmo tempo que dispensa qualquer tipo de intermediário.
Paramount segue tendência de mercado
A decisão de encerrar a distribuição de canais por TV a cabo feita pela Paramount segue uma tendência de mercado que já afetou as atividades de algumas concorrentes. A Warner Bros. Discovery está seguindo um caminho semelhante como forma de se livrar de débitos e atividades pouco lucrativas, bem como de assegurar crescimentos futuros.
Em junho deste ano, a corporação revelou que, após um processo de união complicado, vai voltar a se separar em duas entidades. Seu braço de streaming deve manter controle sobre a Warner Bros. Television, Motion Picture Group, DC Studios, HBO, HBO Max e seu catálogo de filmes e séries.
Já o novo braço Global Networks vai manter programas esportivos, programas de entretenimento e canais como a CNN, TNT Sports e Discovery. A intenção da corporação é que esse novo braço, que também vai cuidar da programação para TV a cabo, seja vendido futuramente para fundos de investimento privados.
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