Como reportado pelo Olhar Digital nesta semana, a OpenAI deve lançar o GPT-5 já nos próximos dias. E a Microsoft parece estar de olho na novidade: segundo o vazador Alexey Shavanov, o Copilot pode ter integração com o novo modelo de IA.
A atualização ainda não teve muitos detalhes divulgados, mas já sabemos que ela promete ser mais simples de usar e mais inteligente do que os modelos anteriores da OpenAI. Veja os detalhes sobre o GPT-5 abaixo.
Microsoft Copilot pode ter GPT-5
A hipótese foi levantada por Shavanov após descobrir alterações no código do Copilot, o assistente de IA da Microsoft. Segundo ele, havia uma nova opção de usar o GPT-5 para “pensar rápida ou profundamente” dentro da ferramenta – algo que já sabemos que a atualização poderá fazer.
Ele também publicou uma demonstração no X, através do perfil TestingCatalog News:
BREAKING 🚨: Microsoft is preparing Copilot for GPT-5 release with a new Smart Mode!
“Smart Mode uses GPT-5 to think quickly or deeply”
Was GPT-5 release delayed b/c of that? 👀 pic.twitter.com/xSXeHKBh24
— TestingCatalog News 🗞 (@testingcatalog) July 24, 2025
A Microsoft se recusou a comentar sobre o assunto com o The Verge.
Microsoft x OpenAI
O Copilot pertence à Microsoft, que é uma das maiores investidoras da OpenAI. Inclusive, a big tech usa os serviços da desenvolvedora, como os próprios modelos GPT, em seus serviços.
No entanto, nos últimos meses, as duas empresas têm passado por uma espécie de crise no relacionamento, principalmente devido à mudança de rumo da OpenAI para se tornar uma empresa mais lucrativa. O Olhar Digital já deu detalhes sobre esse conflito aqui.
Já no mês passado, o CEO da desenvolvedora, Sam Altman, conversou com o CEO da Microsoft, Satya Nadella, sobre o futuro da parceria entre as duas. Veja o que foi dito neste link.
GPT-5 está chegando
Após meses de expectativa, fontes internas da OpenAI revelaram ao The Verge que o GPT-5 será lançado logo no início de agosto.
Poucos detalhes foram revelados, mas, segundo Altman, o modelo terá um “nível de inteligência superior” e mais integração (incluindo voz, pesquisa aprofundada e raciocínio). Além disso, o CEO reconheceu que a oferta de produtos da OpenAI ficou confusa demais e promete integrar os sistemas da desenvolvedora dentro do GPT-5, para simplificar tudo.
Você pode conferir tudo o que já sabemos sobre o próximo modelo de IA da empresa neste link.
O post Parceria renovada? Microsoft Copilot pode ter integração com GPT-5 apareceu primeiro em Olhar Digital.