Paris dá mais um passo para se tornar uma cidade ‘sem carros’

Paris aprovou mais uma medida para reduzir o uso de carros na cidade, com o objetivo de melhorar a qualidade do ar e tornar as ruas mais seguras e agradáveis para pedestres. As informações são da Reuters.

Em referendo, a população aprovou a criação de zonas pedonais em 500 ruas, o que representa 10% das vias da cidade. A medida faz parte de um plano maior da prefeitura, que já proibiu patinetes elétricos, triplicou a cobrança de estacionamento para SUVs e implementou outras restrições ao uso de veículos.

Política acessível para pedestres em Paris

  • Com o apoio da população, a prefeitura pretende transformar cerca de 25 ruas em cada um dos 20 distritos de Paris em zonas exclusivas para pedestres.
  • A medida acarretará a eliminação de até 10 mil vagas de estacionamento adicionais, além das 10 mil já removidas desde 2020.
  • A cidade já viu uma redução significativa no trânsito desde a ascensão do partido socialista, liderado pela prefeita Anne Hidalgo, que assumiu em 2014 com a promessa de transformar Paris para adaptá-la às mudanças climáticas e reduzir o número de carros.
Plano da prefeitura parisiense buscar criar cada vez mais zonas com ciclovias e ruas exclusivas para pedrestres – Imagem: Delpixel/Shutterstock

Leia mais:

Entre as iniciativas de Hidalgo estão a criação de zonas de tráfego limitado, como as margens do rio Sena, a limitação de velocidade para 30 km/h em toda a cidade, a expansão de ciclovias e a criação de mais espaços verdes.

Embora Paris tenha avançado, ainda está atrás de outras capitais europeias em infraestrutura verde. Apesar do apoio popular, a participação no referendo foi baixa, com apenas 4% dos eleitores votando. Medidas semelhantes em 2023 e 2024 também registraram baixa participação.

Paris vai ampliando políticas para se tornar uma cidade mais agradável para pedestres – Imagem: maziarz / Shutterstock

O post Paris dá mais um passo para se tornar uma cidade ‘sem carros’ apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Honor deve lançar dois smartphones com bateria de 10.000 mAh em 2026

O futuro do vibe coding: quando o dev vira roteirista da IA

Android: 5 jogos grátis em alta para baixar na Play Store esta semana (10/11)