Home Variedade Pentágono ameaça romper com a Anthropic por exigências de segurança

Pentágono ameaça romper com a Anthropic por exigências de segurança

by Fesouza
3 minutes read

O Pentágono estaria prestes a romper relações comerciais com a Anthropic devido a restrições de segurança e o uso da IA para finalidades não recomendadas pela startup. Detalhes da polêmica foram revelados pela Axios na segunda-feira (16).

De acordo com a reportagem, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos vem demonstrando insatisfação com as salvaguardas de segurança impostas pela desenvolvedora do chatbot Claude. A tecnologia foi usada durante a captura do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em janeiro.

O que causou o conflito?

Único modelo de IA autorizado a operar em sistemas confidenciais das Forças Armadas dos EUA, o Claude é elogiado pelas autoridades militares, que querem ampliar a sua presença. Porém, a Anthropic possui políticas rigorosas quanto a isso.

  • A empresa de IA determina, por exemplo, que as suas soluções inteligentes não sejam utilizadas para vigilância em massa de cidadãos americanos;
  • Também há restrições ao uso da tecnologia no desenvolvimento de armas autônomas, que possam disparar sem a intervenção humana;
  • O relatório aponta que ela se mostrou interessada em modificar algumas das políticas, mas não abre mão de determinados termos;
  • Com isso, surgiu a crise entre as duas partes, pois o Pentágono quer quer o Claude seja liberado sem nenhuma salvaguarda.
claude-ai-anthropic-chatbot-aplicativo-celular
Autoridades militares querem usar a IA Claude sem as restrições da desenvolvedora. (Imagem: Robert Way/Getty Images)

As autoridades de Defesa alegam que os termos atuais inviabilizam a utilização da IA da Anthropic. Diante do impasse, o órgão estaria negociando com Google, OpenAI e xAI, em busca de uma empresa que concorde em disponibilizar seus modelos para todos os fins lícitos.

No entanto, a mudança para modelos concorrentes pode não ser benéfica para os militares, como avalia um alto funcionário do governo. De acordo com ele, as outras IAs ainda não oferecem as mesmas capacidades do Claude para lidar com aplicações oficiais específicas.

Desenvolvedora pode “pagar caro” por rompimento

Subindo o tom de ameaça, o Secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, disse que a Anthropic pode ter problemas se o acordo for cancelado. Com o fim da relação, ela seria classificada como um “risco para a cadeia de suprimentos”.

Trata-se de penalidade semelhante à sofrida por empresas ligadas a adversários estrangeiros, obrigando terceiros a desfazerem negócios com a desenvolvedora se possuírem contratos com as Forças Armadas. “Vai ser uma baita dor de cabeça desfazer isso”, apontou Hegseth.

A Anthropic se mostrou confiante em um acordo, mas reiterou seu compromisso com o uso seguro da tecnologia. “Estamos mantendo conversas produtivas, de boa fé, com o Departamento de Defesa”, comentou um porta-voz da desenvolvedora do Claude.

Curtiu o conteúdo? Continue no TecMundo e interaja com a gente no Instagram, Facebook e outras redes sociais.

You may also like

Leave a Comment