Uma pesquisa da DS Automobiles, marca de luxo da Stellantis, constatou que motoristas de carros elétricos e híbridos se sentem menos estressados ao volante do que aqueles que guiam veículos a combustão ou diesel.
No levantamento feito com 2 mil motoristas no Reino Unido, mais de 78% dos entrevistados afirmou ter sofrido de estresse ao dirigir. Porém, 38% dos proprietários de veículos elétricos ou híbridos afirmaram que seu carro atual os deixa menos estressados do que modelos a gasolina.
“Às vezes, dirigir pode ser tão estressante quanto agradável, mas um dos muitos benefícios de mudar para a eletricidade é que ela pode ajudar os motoristas a se sentirem mais relaxados ao volante”, comentou, em comunicado, o diretor administrativo da DS na Inglaterra, Jules Tilstone.
Entre os que alegaram sofrer de estresse, 31% admitiu a influência negativa disso na capacidade de dirigir. O problema é que motoristas estressados, segundo a pesquisa da DS, são mais propensos a tomar decisões precipitadas e prestar menos atenção a riscos potenciais. Isso destaca a importância de um bom ambiente na cabine — um detalhe pelo qual 20% dos motoristas afirmam estar à procura em um carro novo.
Leia mais:
Minicarro elétrico Qiantu K20 tem performance da Jaguar e custa o equivalente a R$ 62 milVaza design do Polestar 5, versão de produção do conceito Precept da subsidiária da VolvoVolvo C40 Recharge é o bad boy de uma família comportada | Avaliação
Assento confortável: recurso mais eficaz no combate ao estresse
Ainda segundo a pesquisa, 41% dos entrevistados avaliaram uma “direção silenciosa e refinada” como o principal recurso na redução do estresse. Mais da metade (52%), porém, mencionou espaço interno e assento confortável como as características mais eficientes na luta contra a agitação.
A falta de ruído de motor nos carros elétricos (e híbridos, quando no modo a bateria) faz uma grande diferença em comparação aos ancestrais a gasolina. Os EVs quase não fazem barulho em baixa velocidade e, neste sentido, a experiência de uma pilotagem mais suave e sem vibrações ajuda motoristas estressados a terem momentos menos desagradáveis no trânsito. Mesmo porque, segundo a pesquisa da DS, 51% dos entrevistados disse achar a experiência geral de comprar e possuir um carro estressante. Ter um carro elétrico, ao menos por conta disso, ajuda bastante.
DS4 e-Tense: um dos modelos elétricos feitos pela DS (DS/Divulgação)
Crédito da imagem principal: Dragana Gordic/Shutterstock
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
O post Pesquisa: motoristas de carros elétricos se sentem menos estressados apareceu primeiro em Olhar Digital.