Pesquisa: veja as áreas de programação mais buscadas no Google 

O interesse dos brasileiros por programação tem ganhado cada vez mais força em meio ao crescimento do mercado de tecnologia. Cursos e linguagens de programação geraram quase 3,9 milhões de buscas online nos últimos 12 meses, entre pesquisas por aulas, tutoriais e dicas para quem quer seguir na área, segundo um estudo da Locaweb, especialista em serviços de internet.

Além da popularidade de expressões como “faculdade para quem quer programar” e “o que é linguagem de programação”, que refletem dúvidas comuns, buscas específicas saltaram consideravelmente — é o caso dos termos “java para iniciantes”, cujo salto foi de 53% em um ano, e “melhor IA para programar” (+260%).

“O aumento nas buscas por cursos e graduações em tecnologia mostra que ainda há muito interesse em se qualificar, e isso é reflexo de um mercado que segue demandando profissionais preparados”, comenta Pedro Braga, Diretor de Produtos Tech na Locaweb. “A IA pode apoiar e acelerar atividades do dia a dia do programador, mas por hora, somente quem domina os fundamentos e lógica de programação terá condições de aproveitá-la melhor.”

Cursos e linguagens de programação geraram quase 3,9 milhões de buscas no últimos 12 meses(Imagem: Tirachard/iStock)

Buscas populares

Entre as linguagens mais pesquisadas no último ano, o ranking é liderado por opções versáteis e amplamente utilizadas no mercado. O destaque vai para a linguagem C++ , que aparece em primeiro lugar, com mais de 194 mil buscas, seguida de perto por Python e Java. Já o SQL, fundamental para quem lida com banco de dados, aparece na lista com 77,6 mil buscas, evidenciando que a busca por qualificação tem se focado tanto no desenvolvimento quanto na gestão de dados.

As buscas por Full Stack e Front-end, que se referem a especializações mais amplas no desenvolvimento de software, também chamam atenção, com mais de 20 mil pesquisas cada. Enquanto o Front-end foca na criação da interface e na experiência de interação de sites e aplicativos, o Full Stack envolve um conhecimento mais completo, abrangendo tanto a parte visual e de interação, quanto o funcionamento interno dos sistemas.

Recentemente, o cofundador da Microsoft, Bill Gates, destacou três profissões que devem resistir ao avanço da IA: programadores, especialistas em energia e biólogos — carreiras que, segundo ele, a tecnologia ainda não consegue replicar plenamente.

Especializações mais amplas no desenvolvimento de software também chamam atenção (Imagem: SeventyFour/iStock)

Leia Mais:

Mercado em expansão

O interesse por programação está diretamente ligado a uma necessidade real do mercado de trabalho, segundo o relatório. Um estudo recente do Google for Startups e da Abstartups mostrou que o Brasil enfrenta um grande déficit de profissionais de tecnologia, podendo atingir 530 mil vagas não preenchidas até este ano.

“A falta de profissionais de tecnologia no Brasil gera uma oportunidade única, e a alta busca por cursos de programação prova que muitas pessoas já perceberam isso”, reflete Braga. “Aprender a programar não é apenas uma tendência, mas uma estratégia para garantir relevância em um mercado cada vez mais competitivo e digital.”

E as empresas de tecnologia reconhecem o poder dos programadores na expansão da IA. OpenAI e Anthropic, por exemplo, têm apostado em modelos avançados de codificação para que os próprios desenvolvedores possam explorar as capacidades desta nova linguagem no GPT e Claude, respectivamente.

Déficit de profissionais de tecnologia pode atingir 530 mil neste ano no Brasil (Imagem: gorodenkoff/iStock)

Dicas…

Há algumas opções gratuitas que servem como cursos introdutórios na área de programação. Abaixo, veja uma lista sugerida pela própria… inteligência artificial:

  • freeCodeCamp: focada em projetos práticos, oferece certificações gratuitas em áreas como Desenvolvimento Web (HTML, CSS, JavaScript), Ciência de Dados, Segurança, etc;
  • edX: fundada pelo MIT e Harvard, possui parcerias com universidades e empresas renomadas e oferece o famoso curso CS50 (Introdução à Ciência da Computação de Harvard). A emissão de certificados é paga;
  • Coursera: oferece cursos desenvolvidos em parceria com universidades de elite e grandes empresas de tecnologia.

O post Pesquisa: veja as áreas de programação mais buscadas no Google  apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Palpites para Bahia x Internacional: Análises e Onde Assistir (22/10/2025)

Meta vai proibir uso do ChatGPT e outras IAs no WhatsApp

Qual a conexão da série Splinter Cell Deathwatch com os jogos da franquia?