A OpenAI perdeu recentemente o pesquisador Jan Leike, que liderava na startup a equipe de “superalinhamento”, mas se demitiu no começo deste mês. Leike anunciou nesta terça-feira (28), através de seu perfil pessoal no X (Twitter), que vai trabalhar na concorrência: a Anthropic.
Leia mais:
Como usar a IA do Google direto no navegador Chrome
5 Prompts do ChatGPT para criar currículos
Após demissões, OpenAI está formando uma nova equipe de segurança. Mas…
Leike foi só um dos diversos funcionários a deixar o cargo na OpenAI recentemente, por acreditar que a startup estava se desviando de sua missão de desenvolver uma IA mais segura e ética e se tornando muito focada em interesses comerciais.
Ao anunciar sua demissão, o pesquisador chegou a dizer que “a cultura e os processos de segurança ficaram em segundo plano” na OpenAI.
“Estou animado para me juntar à @AnthropicAI para continuar a missão do superalinhamento! Minha nova equipe trabalhará em supervisão escalonável, generalização de fraco para forte e pesquisa de alinhamento automatizada”, publicou Leike nesta terça.
Equipe de Jan Leike na OpenAI foi dissolvida
Jan Leike era um dos líderes da equipe de superalinhamento da OpenAI, responsável controlar os sistemas e garantir a segurança na produção das tecnologias de IA da empresa.
Quando se demitiu, ele criticou a OpenAI por não fornecer recursos computacionais suficientes para garantir o sucesso do trabalho.
Ilya Sutskever, que também era um dos líderes da equipe, foi outro a deixar o cargo na OpenAI por desacordos com a postura da gestão atual da startup, o que causou a dissolução da equipe.
A Anthropic, por outro lado, se posiciona no mercado para ser a antítese da OpenAI: uma corporação de benefício público dedicada ao progresso cauteloso, garantindo que os sistemas inteligentes sejam projetados para agir conforme os valores humanos.
Imagem: shutterstock/T. Schneider
O post Pesquisador que se demitiu da OpenAI vai trabalhar na concorrência apareceu primeiro em Olhar Digital.