Pesquisadores estudam o aumento da proteína na dieta para uma redução de peso sadia

Um recente estudo publicado na revista Obesity traz que aumentar a proteína na dieta pode ser útil para pessoas que buscam perder peso de forma sadia. Especificamente, essa intervenção pode afetar as escolhas alimentares e reduzir a perda de massa corporal magra.

Proteínas são nutrientes que permitem ao nosso organismo funcionar adequadamente, ajudando o corpo a manter sua estrutura. Além disso, elas controlam nossas funções corporais e das nossas células. Nós podemos obter proteínas de alimentos como carne, laticínios, alguns vegetais e grãos.

Leia também:

Equipe liderada por brasileiras descobre proteína capaz de evitar o Alzheimer Perder peso com sabor: nutricionista e chef criam programa alimentar cetogênico Carne de cevada: técnica combina proteínas da planta com células-tronco de animais

Uma mudança na ingestão de proteínas

No estudo realizado, os pesquisadores procuraram examinar como “a mudança na ingestão de proteínas auto-selecionadas durante a restrição calórica (RC) altera a qualidade da dieta e a massa corporal magra (MCM)”. MCM tem a ver com a massa do corpo que não é composta de tecido adiposo ou gordura corporal. Parte dela é composta pelos músculos, ou massa muscular.

A pesquisa usou dados agrupados de vários estudos e incluiu participantes que atendiam a critérios de elegibilidade específicos. Foram avaliados 207 adultos com sobrepeso ou obesos e mais de seis meses de dietas que restringiam a ingestão de calorias.

Houve então uma intervenção de perda de peso com duração de seis a doze meses, com todos os participantes passando por sessões semanais de aconselhamento durante as primeiras oito semanas e visitas de acompanhamento com um nutricionista registrado. A composição corporal foi avaliada por meio de absorciometria de raios-X de dupla energia e ingestão alimentar.

Menor perda de massa magra

Com base nos dados de ingestão, os participantes foram divididos em dois grupos: menor e maior ingestão de proteína. Então, os pesquisadores descobriram que a quantidade de perda de peso foi semelhante para ambos os grupos – porém, houve menor perda de massa magra no grupo de alta ingestão de proteínas.

E não só isso. As pessoas do grupo de alta proteína fizeram escolhas alimentares mais saudáveis, como aumento da ingestão de vegetais verdes e diminuição do consumo de grãos refinados e açúcar adicionado.

Imagem: Jarmoluk/Pixabay/CC

Considerações importantes no estudo

Algumas limitações foram notadas no estudo. Por exemplo, os participantes auto-relataram sua ingestão alimentar, portanto, existe a possibilidade de erros na coleta de dados, mesmo que pequena. Além disso, o tipo de proteína também pode afetar os benefícios. Neste estudo, grande parte das proteínas consumidas pelos participantes eram de carne magra ou fontes vegetais.

Outra observação do estudo é que foram incluídas nos grupos principalmente participantes brancas do sexo feminino, em uma localização específica, o que não permite uma generalização dos resultados obtidos. E como os métodos que os pesquisadores usaram para medir a massa corporal magra não diferenciaram entre massa de órgãos e massa de músculos, não é possível supor que a perda de massa corporal magra no grupo de proteína mais baixa foi apenas pela perda muscular.

“Progredimos na compreensão dos aspectos da qualidade e digestibilidade da proteína, mas precisamos entender melhor como preservar a massa magra quando restringimos a energia para fins de perda de peso”, diz a Dra. Anastasia Kalea, da Divisão de Medicina da University College London, que não esteve envolvida no estudo.

Para ela, é necessário saber se uma combinação de diferentes fontes de proteína dentro de um padrão alimentar afeta a massa magra “e como personalizar nossas intervenções e definir com eficiência a ingestão suficiente para cada indivíduo”.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Imagem: Myriams-Fotos /Pixabay/CC

Via Medical News Today

O post Pesquisadores estudam o aumento da proteína na dieta para uma redução de peso sadia apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Oportunidade: Ar-Condicionado LG de 9.000 BTUs pelo menor preço histórico na Shopee

Fallout vai virar novo reality show de sobrevivência da Prime Video

OpenAI teria recusado oferta da Apple, que pagará “bilhões” para usar o Gemini