Peste Negra: estudo revela onde e quando a doença pode ter surgido

Uma equipe de pesquisa da Universidade de Stirling, na Escócia, e do Instituto Max Planck e da Universidade de Tubingen, na Alemanha, pode ter descoberto a verdadeira origem e data do início da Peste Negra, doença que matou milhões de pessoas na Europa, Ásia e norte da África, há 600 anos. 

De acordo com a BBC News, análises do estudo sugerem que a doença começou no Quirguistão, na Ásia central, na década de 1330. Os pesquisadores chegaram a conclusão após avaliarem amostras antigas de DNA de dentes de pessoas enterradas em cemitérios da região. 

Peste Negra: estudo revela onde doença que matou milhões pode ter surgido. Imagem: shutterstock/Everett Collection

“Nosso estudo resolve uma das maiores e mais fascinantes questões da história e determina quando e onde o assassino mais notório e infame dos seres humanos começou”, afirmou Philip Slavin, historiador da Universidade de Stirling. 

A escolha do local para a pesquisa, no entanto, não foi ao acaso. Um aumento significativo de mortes no Quirguistão entre 1338 e 1339 foi notado pelos historiadores.

De acordo com Maria Spyrou, pesquisadora da Universidade de Tubingen, a análise a partir dos dentes foi escolhida devido a estrutura ainda conter vasos sanguíneos e oferecer “uma grande chance de detectar patógenos transmitidos pelo sangue que podem ter causado a morte dos indivíduos”. 

No total, o DNA de sete esqueletos foram coletados. Os resultados encontraram a bactéria Yersinia pestis, responsável pela peste negra, em três deles. 

Leia mais! 

Gripe: São Paulo tem menos de 40% das crianças vacinadasVaríola dos macacos: OMS analisa se doença é sexualmente transmissívelParkinson: testes indicam novo medicamento seguro para humanos

Os pesquisadores ressaltaram que mais amostras serão necessárias para “esclarecer o que os dados apresentados aqui significam de fato”. O estudo foi publicado na revista científica Nature, com o acesso livre. 

A peste bubônica 

A peste bubônica, chamada também de Peste Negra, é a forma mais comum da doença que ainda tem mais dois tipos; a peste Septicêmica Primária e a Pneumônica. 

Seu surgimento causou a pandemia mais devastadora registrada na história da humanidade, tendo resultado na morte de 75 a 200 milhões de pessoas na Eurásia, atingindo o pico na Europa entre os anos de 1347 e 1351. Acredita-se que a bactéria Yersinia pestis tenha sido a causa. O microrganismo geralmente é encontrado em ratos e pulgas (a picada transmite a doença). 

Entre os sintomas da peste bubônica estão inchaço dos gânglios linfáticos, que formam bolhas na virilha, axila e pescoço, febre, calafrios, dor de cabeça, fadiga e dores musculares. Segundo informativo do Ministério da Saúde, os pacientes ainda podem sentir confusão mental, náuseas e significativa alteração na pressão arterial.  

De acordo com o G1, de 2010 a 2015 foram reportados 3.248 casos em todo o mundo, incluindo 584 mortes.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Peste Negra: estudo revela onde e quando a doença pode ter surgido apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Dublador de Tanjiro, Natsuki Hanae, fala sobre evolução do personagem até Castelo Infinito

França pede investigação criminal contra TikTok por riscos a jovens

Insônia crônica aumenta em 40% o risco de desenvolver demência, revela estudo