Home Variedade Phil Spencer não vai sair da Microsoft “tão cedo”, garante Xbox após rumores

Phil Spencer não vai sair da Microsoft “tão cedo”, garante Xbox após rumores

by Fesouza
4 minutes read

Na última quarta (02), o dia não começou nada bem para mais de 9 mil funcionários da Microsoft, que foram desligados de suas funções em uma nova onda de demissão em massa. Todas as áreas foram afetadas, incluindo o Xbox — e isso, certamente, colocou em dúvida o “reinado” de Phil Spencer como chefe da vertical de games. Bem, parece que o executivo pode ficar tranquilo, pelo menos por enquanto.

Após a onda de demissões na última quarta, o insider GhostOfHope, bastante conhecido por vazamentos antecipados da franquia Call of Duty, afirmou que Spencer “se aposentará de seu cargo como CEO da Microsoft Gaming após o lançamento do Xbox de próxima geração” — e que a atual presidente do Xbox, Sarah Bond, assumiria o manto em seguida.

EXCLUSIVE: Phil Spencer will be retiring from his role as CEO of Microsoft Gaming after the launch of the next generation Xbox.

Phil Spencer is working closely with Sarah Bond and her team to ensure a smooth transition for her take over as CEO of Microsoft Gaming once he… pic.twitter.com/LDqB4BW8ER

— Hope (@TheGhostOfHope) July 2, 2025

No entanto, após esses rumores de que Phil Spencer se aposentaria do seu posto como chefão do Xbox, Kari Perez, chefe de comunicações da marca, negou o boato e afirmou que o executivo não deixará “tão cedo” suas funções na empresa. “Phil não vai se aposentar tão cedo”, disse Perez em comunicado enviado ao The Verge.

Spencer tem quase 40 anos de Microsoft

Spencer, que fez 57 anos em janeiro, trabalha na Microsoft desde 1988. Ele se juntou à equipe do Xbox em 2001, antes de assumir o cargo de gerente geral do Microsoft Studios em 2008. Em 2014, ele foi promovido para liderar o Xbox, o Xbox Live, o extinto Groove Music, Movies & TV e o Microsoft Studios.

Foi nessa época que Spencer tentou estabilizar a vertical de games após o lançamento desastroso do Xbox One e a demissão de Don Mattrick. 

Já em 2022, o executivo foi novamente promovido ao novo cargo de CEO da Microsoft Gaming — e isso ocorreu logo após a Microsoft declarar sua intenção de adquirir a Activision Blizzard.

Phil Spencer não vai sair da Microsoft "tão cedo", garante Xbox após rumores

Bem, embora Spencer não vá se aposentar tão cedo, a Microsoft continua com seus grandes cortes que afetaram os estúdios e funcionários do Xbox em todo o mundo.

Perfect Dark e Everwild, por exemplo, foram cancelados — enquanto a Turn 10 Studios, desenvolvedora de Forza Motorsport, demitirá mais de 70 funcionários. A Zenimax Online Studios também teria cancelado um novo MMORPG de codinome Blackbird, que estava em desenvolvimento desde 2018.

Esta é a quarta rodada de demissões no Xbox nos últimos meses

O cenário atual da indústria é, no mínimo, alarmante. A nova onda de demissões na Microsoft, por exemplo, é a quarta que acontece na empresa em um curto espaço de tempo.

A primeira ocorreu em janeiro de 2023, quando a Microsoft confirmou planos de demitir aproximadamente 10.000 funcionários — afetando cerca de 4,5% de sua força de trabalho, que incluía funcionários da Bethesda e da desenvolvedora de Halo, 343 Industries.

Phil Spencer não vai sair da Microsoft "tão cedo", garante Xbox após rumores

Em janeiro de 2024, foi confirmado que mais 1.900 funcionários seriam desligados das suas funções na Activision Blizzard, Bethesda e Xbox. Já em setembro do mesmo ano, foi anunciado o corte de mais 650 empregos na divisão de jogos da Microsoft.

Além disso, no início de 2025, foi relatado que a Microsoft havia feito um número não especificado de demissões em diversas divisões, incluindo funcionários dos negócios de segurança, vendas e jogos da fabricante do Xbox.

Será que Phil Spencer ainda pode render um “caldo” para Microsoft e Xbox? Comente sua opinião sobre o assunto nas redes sociais do Voxel!

You may also like

Leave a Comment