Aprender algo novo pode ser um desafio, ainda mais quando o assunto é outra língua. No entanto, esse processo vem se tornando cada vez mais acessível com o avanço de ferramentas e aplicativos.
Além de opções gratuitas que ajudam no dia a dia, como o Google Tradutor, é possível contar com plataformas como a Pingo IA, que usa inteligência artificial para transformar o aprendizado de idiomas.
Leia mais:
- 5 sites e aplicativos para aprender qualquer idioma online
- Como aprender inglês e outros idiomas sozinho com ChatGPT
- 5 alternativas ao Duolingo para aprender inglês sozinho em 2025

O que é a Pingo AI?
A Pingo AI é um aplicativo que usa IA generativa para simular diálogos. A plataforma permite que o usuário pratique fala e conversação, simulando situações do cotidiano por meio de conversas guiadas.
Como funciona?
A Pingo AI funciona como um parceiro de conversa e o foco principal da ferramenta é auxiliar o usuário a desenvolver a habilidade de se comunicar em outro idioma. O app apresenta diálogos naturais criados por um assistente de IA capaz de compreender e responder de forma coerente ao contexto.
A plataforma propõe cenários do dia a dia para interação, como apresentações pessoais, pedir informações na rua, entrevistas de emprego, e, de acordo com a resposta do usuário, ela ajusta tom, vocabulário e complexidade.
Com feedback imediatos, a inteligência artificial também identifica erros de pronúncia, ajuda a formular frases mais claras e reforça vocabulário útil no dia a dia.

Idiomas disponíveis no app
São mais de 15 idiomas disponíveis no aplicativo atualmente, entre eles: inglês, espanhol, francês, alemão, japonês, coreano, italiano, chinês, entre outros.
A dinâmica de aprendizagem independe do idioma escolhido e a experiência voltada para o desenvolvimento de fluência oral.
Onde baixar o Pingo AI?
A Pingo AI está disponível como aplicativo para Android e iOS. É possível fazer o download do aplicativo diretamente pela Google Play Store ou pela App Store.

É possível usar a ferramenta sem custo?
Depois de instalar o app, o usuário já consegue testar algumas conversas e entender como funciona o aplicativo.
Durante esse período experimental, conhecido como trial, o usuário tem acesso limitado ao catálogo de lições e cenários de conversação, para avaliar a ferramenta antes de decidir se deseja assinar o serviço.
Após essa fase de teste é necessário assinar um plano para seguir usando o aplicativo. A mensalidade custa a partir de R$ 80, a depender da plataforma do celular.

Como usar a inteligência artificial da Pingo AI para estudar inglês, espanhol e outras línguas?
A Pingo IA se destaca por priorizar a dinâmica da conversação. Na plataforma, ao invés de ler ou responder exercícios, o aluno dialoga com a IA, em situações que remetem à vida real.
A abordagem vem chamando atenção em redes sociais como TikTok, onde usuários mostram trechos de conversas com o app simulando essas trocas.
Ao criar a conta, o app oferece dois modos: conversação, para praticar como em um papo em tempo real, e tutor, como um guia para estudar gramática e vocabulário.

Iniciantes podem usar?
O app oferece um modo para quem está começando a jornada, o Tutor Mode. Nele a inteligência artificial apresenta vocabulário e expressões úteis antes de iniciar a conversação com o usuário.
Como funcionam as lições?
As lições da Pingo AI são estruturadas para colocar o usuário em contato rápido com o idioma.
Tudo começa com a escolha do cenário, como pedir informações, contar uma história ou falar sobre a própria rotina. Com ponto de partida definido, a IA guia a interação como uma conversa.
Para quem está começando, o Tutor Mode ajuda a aprender expressões essenciais de forma mais guiada, com explicações e exemplos.
Para quem já tem algum domínio, a ferramenta passa a trabalhar com situações mais complexas e um ritmo de fala mais próximo de um falante nativo.

Como funciona a conversação com IA
Com o Pingo IA tudo é conversação. O usuário fala, o app escuta, interpreta o que foi dito e responde mantendo o contexto, como se fosse uma troca real com outra pessoa.
A IA generativa é capaz de se adaptar ao nível do estudante, tornando as interações mais precisas, ou seja, elas podem ser mais lentas e simples para quem está no nível mais básico. As lições também podem ser mais rápidas e desafiadoras para quem já conversa com segurança.
Depois de cada sessão, o aplicativo entrega um retorno detalhado com dicas específicas, como ajustar a pronúncia de determinados sons, melhorar entonação, organizar melhor as frases ou tornar as respostas mais naturais.
Para quem precisa destravar a fala e sente dificuldade em encontrar oportunidades de praticar com nativos ou até mesmo vergonha de interagir com outra pessoa por medo de errar, a experiência proposta pela Pingo AI funciona como um treino intensivo de conversação, disponível a qualquer hora e em vários idiomas.
O post Pingo AI: como aprender inglês ou outro idioma usando inteligência artificial apareceu primeiro em Olhar Digital.
