Planos de saúde: Plenário debaterá projeto sobre rol taxativo da ANS

O Plenário aprovou, na última quarta-feira (10), um requerimento para realização de uma sessão de debates sobre o projeto de lei que obriga planos de saúde a cobrirem tratamentos não previstos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O PL visa derrubar a decisão do Tribunal Superior de Justiça (STJ), que alterou o rol de exemplificativo para taxativo. 

O requerimento é de autoria do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e o projeto terá o senador Romário (PL-RJ) como relator. A sessão foi agendada para 23 de agosto. 

Planos de saúde: Plenário debaterá projeto sobre rol taxativo da ANS. Imagem: Arquivo/Agência Brasil

“Acabo de ser designado relator do projeto que derruba o rol taxativo. Vamos dar a máxima urgência nesse relatório para que possamos fazer uma discussão necessária a favor de um atendimento justo por parte dos planos de saúde. Meu compromisso é com a saúde das pessoas”, afirmou Romário pelo Twitter. 

De acordo com informações da Agência Senado, o PL 2.033/2022 já foi aprovado na Câmara dos Deputados (onde teve origem) e tem apoio de grande parte do Senado. 

“Apoio a mobilização nacional contra o rol taxativo. Votarei SIM ao PL 2.033/2022, sem alterações. O projeto é essencial para que os planos de saúde cubram tratamentos com eficácia comprovada ou reconhecidos por órgãos técnicos. Precisamos garantir o acesso à saúde”, defendeu o senador José Serra (PSDB-SP). 

Após debate no Plenário, o PL deverá ser votado ainda este mês. 

Leia mais! 

Senado aprova PL que dispensa autorização de cônjuge para laqueaduraObesidade e hérnia de disco; conheça a relação entre elas e os sintomasRealidade virtual é a mais nova opção para quem tem fobias e ansiedade; confira

Entenda as mudanças nas regras da ANS 

Recentemente, o Tribunal Superior de Justiça (STJ) entendeu que o rol de procedimentos definidos pela agência é taxativo, ou seja, os usuários não têm direito a exames e tratamentos que estão fora da lista – antes, a cobertura era definida como exemplificativa, o que dava espaço para o consumidor recorrer à Justiça o direito de as operadoras pagarem por procedimentos ou tratamentos que não estavam descritos no rol. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal! 

O post Planos de saúde: Plenário debaterá projeto sobre rol taxativo da ANS apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

WhatsApp agora pode enviar mensagens para outros apps, mas só na Europa

ChatGPT lança conversa em grupo para até 20 pessoas usarem a IA juntas

2ª Beta do macOS Tahoe 26.2 ganha ring light virtual videochamadas