Home Variedade Play Store: Google explica como usa IA no combate a apps falsos

Play Store: Google explica como usa IA no combate a apps falsos

by Fesouza
3 minutes read

O Google detalhou o desempenho dos sistemas de segurança do Android ao longo de 2025, mais especificamente a partir de números da loja Google Play Store. Em uma postagem no blog de segurança da empresa, ela revelou números sobre os mecanismos de proteção da plataforma nos últimos meses.

Segundo o levantamento, foram menos tentativas de postar aplicativos potencialmente danosos na Play Store durante 2025 em comparação com o ano anterior. O principal motivo para isso, de acordo com a empresa, é que cibercriminosos estão desencorajados a tentar burlar o ecossistema da loja ao notar a atual eficácia dos bloqueios.

A principal arma implementada neste ano foi o uso de inteligência artificial (IA): o Google integrou versões recentes dos modelos de IA generativa da empresa no processo de revisão de aplicativos, ajudando os funcionários humanos a encontrar evidências ou padrões de ferramentas suspeitas.

Além disso, a companhia realiza procedimentos que incluem a verificação de desenvolvedores, verificações prévias obrigatórias e vários requisitos de teste antes que o app seja colocado para compra ou download gratuito na loja.

A segurança da Google Play Store em 2025

  • A loja digital impediu que 1,75 milhão de aplicativos fossem publicados na Google Play Store por violarem alguma das políticas da loja;
  • A big tech ainda baniu 80 mil contas de desenvolvedores que “tentaram publicar aplicativos danosos”;
  • O sistema também preveniu que 255 mil aplicativos que “não atingiam os requisitos” da plataforma tivessem acesso considerado excessivo a dados sensíveis do usuário;
  • Já em apps publicados, a plataforma bloqueou 160 milhões de avaliações e críticas que foram consideradas spam ou campanhas coordenadas para baixar a reputação de apps em até meia estrela;
  • O sistema ainda identificou mais de 27 milhões de apps maliciosos que estavam fora da Google Play e seriam instalados via sideloading, notificando o usuário sobre os riscos a partir de uma nova e polêmica decisão.

Desde o ano passado, a Google Play já faz mais de 10 mil checagens de segurança em cada aplicativo publicado, inclusive depois que ele já está nas lojas. Ainda assim, os cibercriminosos também estão mais sofisticados em atuação: o próprio TecMundo noticia com frequência a descoberta de malwares com alta quantidade de downloads na plataforma. 

O Google já lançou a primeira versão Beta do Android 17. Saiba aqui o que há de diferente nesta versão do sistema operacional.

You may also like

Leave a Comment