Em uma sessão de perguntas e respostas após os últimos resultados financeiros da Sony, os executivos da gigante japonesa foram questionados sobre o estado atual de Marathon, novo shooter da Bungie que foi adiado em junho — e se isso foi levado em consideração na previsão da empresa para o atual ano fiscal.
A CFO da Sony, Lin Tao, afirmou que Marathon deve ser lançado até março de 2026 — ainda dentro do atual ano fiscal da empresa. A executiva indicou que, apesar da previsão, o martelo ainda não foi batido oficialmente e o jogo segue sem data confirmada.
Segundo Tao, o desenvolvimento do título está passando por modificações e o progresso é suficiente para permitir um possível anúncio de lançamento no outono (primavera brasileira, que começa em setembro e termina em dezembro).
“Esperamos que o lançamento aconteça dentro do ano atual fiscal. Mas, dito isso, isso não é um compromisso. Nenhum anúncio oficial foi feito ainda”, respondeu a executiva. “Estamos fazendo modificações no desenvolvimento e, com base no progresso, acreditamos que poderemos comunicar quando poderemos lançar no outono, seja pela Bungie ou pela PlayStation”.
Sony reduziu a independência da Bungie
Sobre a Bungie, a CFO comentou que a independência oferecida no momento da aquisição está sendo cada vez mais reduzida pela Sony. A ideia é integrar progressivamente o estúdio à PlayStation Studios.
“Sobre a governança da Bungie, na época da aquisição, oferecíamos um ambiente bastante independente, então essa era uma forma de pensar”, continuou Tao. “No entanto, depois disso, passamos por uma reforma estrutural, como anunciamos no ano passado, então essa independência está ficando mais leve, e a Bungie está se transformando em uma parte cada vez mais integrada ao PlayStation Studios, e a integração está avançando”.
A Sony adquiriu a Bungie em janeiro de 2022 por US$ 3,6 bilhões. Na época, a empresa explicou que, apesar de continuar independente e publicando seus jogos para multiplataformas, o suporte da Sony seria de suma importância no progresso do estúdio.
Essa é a segunda vez que a Bungie é comprada por uma grande empresa da indústria de games. Para quem não se lembra, em 2000 ela foi adquirida pela Microsoft — o que garantiu, inclusive, que o primeiro Halo (desenvolvido pela Bungie) fosse um exclusivo de Xbox.
Marathon corre risco de ser cancelado pela Sony?
Por fim, a executiva da Sony também negou a possibilidade de Marathon acabar sendo cancelado — pelo menos no momento. Ela ressalta que os problemas estão sendo resolvidos e que o jogo continua nos planos da gigante japonesa.
“Estamos corrigindo os problemas, então acreditamos que este lançamento acontecerá. Se este lançamento for cancelado, precisaremos revisar a avaliação, mas, no momento, isso não é esperado”, concluiu Tao.
Inicialmente, Marathon estava previsto para ser lançado em setembro de 2025, mas foi adiado oficialmente em junho — com a Bungie alegando necessidade de mais tempo para ajustes e testes com base no feedback da comunidade.
Ansioso para o novo shooter de PS5? Será que a espera valerá a pena? Comente suas expectativas conosco nas redes sociais do Voxel!