A marca sueca de carros elétricos Polestar revelou, oficialmente, o tão aguardado Polestar 5 Grand Tourer. O conceito foi apresentado pela primeira vez em 2020, quando teve início o projeto de renovação de design, tecnologia e sustentabilidade da empresa.
“Com seu design escandinavo puro por dentro e por fora, plataforma única, motores potentes, chassi sofisticado, tecnologia de ponta e materiais conscientemente sustentáveis, o Polestar 5 é uma estrela-guia para a indústria e o carro-chefe perfeito da Polestar”, disse Michael Lohscheller, CEO da montadora.
A aviação foi a principal inspiração para o modelo, priorizando um perfil aerodinâmico em forma de asa. Com cinco metros de comprimento, o GT 5 está disponível em seis opções de cores, incluindo duas opções de pintura fosca: Storm, um cinza-escuro forte e proposital, e Magnesium, um acabamento mais claro, parecido com prata.
O período de encomendas já está aberto e as primeiras unidades serão entregues em 2026 em mercados selecionados. A versão Polestar 5 Dual custa 119 mil euros (R$ 759 mil, na conversão direta), enquanto o Performance sai a 142,90 mil euros (R$ 911 mil).
EV potente
- O Polestar 5 utiliza um motor elétrico traseiro desenvolvido internamente com potência total de 650 kW e 1.015 Nm do Polestar 5 Performance;
- Isso permite que o veículo acelere de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos, enquanto o motor Polestar 5 Dual de 550 kW leva 3,9 segundos;
- Ambas as versões são limitadas eletronicamente a 250 km/h;
- Pela primeira vez, um veículo da companhia terá uma arquitetura elétrica de 800 V, permitindo carregamento de até 350 kW em um carregador CC adequado. A carga da bateria de 10-80% pode levar apenas 22 minutos;
- O motor duplo do Polestar 5 tem alcance de até 670 km com uma única carga, enquanto o Performance pode percorrer até 565 km.
Mais leve do que uma estrutura de aço comparável, a arquitetura de alumínio também traz benefícios de segurança e a bateria NMC de íons de lítio de 112 kWh (106 kWh utilizáveis) da SK On faz parte da estrutura. Os amortecedores do motor leem a estrada até mil vezes por segundo e podem reagir em três milissegundos.
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Novo modelo da Polestar é tecnológico
Os Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS, na sigla em inglês) são parte integrante do Polestar 5, com destaque para o SmartZone, que abriga sensores, radar e câmera de estacionamento frontal. A função Pilot Assist ajusta a velocidade e a posição do veículo na faixa escolhida, em velocidades de até 150 km/h.
No total, o Polestar 5 possui 11 câmeras de visão, uma câmera de monitoramento do motorista, um radar de médio alcance e 12 sensores ultrassônicos. O novo modelo possui oito airbags e utiliza radares internos para detectar o número, a posição e o tipo de ocupantes, acionando as medidas de segurança corretas em caso de acidente.
A tela central de 14,5 polegadas utiliza um sistema operacional Android Automotive específico da montadora com Google integrado, assim como visto no Polestar 3 e no Polestar 4. O áudio é assegurado pelo sistema Polestar High Performance Audio com dez alto-falantes, além de Cancelamento Ativo de Ruído da Estrada, proporcionando uma “experiência verdadeiramente de primeira classe”, segundo a empresa.
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