Lançada no dia 31 de outubro pela Amazon Prime Video, a série Tremembé tem como objetivo acompanhar a vida dos detentos de um presídio conhecido por abrigar “celebridades” do crime. Nos primeiros episódios, acompanhamos nomes famosos, como Suzane Von Richtofen e Elize Matsunaga, conforme elas se adaptam e sobrevivem ao sistema criminal.
No entanto, não é somente de nomes conhecidos pelo público que se alimenta a produção, que também usa pseudônimos para retratar pessoas que realmente existiram. Entre elas está Poliana, personagem interpretada por Letícia Tomazella, que é inspirada em uma criminosa real que cometeu um crime revoltante.
Qual criminosa inspirou a Poliana de Tremembé?
Conforme mostra Tremembé, Poliana foi condenada a 29 anos de prisão por ter filmado as próprias irmãs, então com 3 anos de idade, sendo estupradas. O caso aconteceu na vida real e foi arquitetado por Luciana Olberg, que atuou junto com seu marido e amante.
- Os atos foram cometidos em 2013 contra as crianças que eram meias-irmãs de Luciana, fruto de um relacionamento de seu pai com outra mulher;
- A criminosa contou com ajuda de seu marido, um empresário dono de uma academia de boxe com quem já tinha um filho, e com um aluno do local, com quem eles formavam um trisal;
- Os abusos aconteceram em um dia no qual as crianças estavam sob os cuidados da criminosa, que gravou os atos;
- Para abusar das duas, ela as induziu a coma alcóolico ao passar tequila nas chupetas que elas usavam;
- As gravações eram compartilhadas em grupos de pedófilos, sendo que muitos ficavam chocados com a brutalidade dos abusos.
Foi justamente um dos participantes desses grupos que foi o responsável pela prisão de Luciana e seus dois companheiros. Chocado com as gravações a que teve acesso, ele decidiu acionar a polícia para que as medidas necessárias fossem tomadas. O caso repercutiu pouco na mídia, só ganhando destaque quando o escritor Ulisses Campbell revelou detalhes sobre ele no livro Tremembé, que dá base para a série produzida pelo streaming.
Família de Olberg tem relações com Suzane von Richtofen
Embora a presença de Poliana seja tratada como secundária em Tremembé, a personagem vai ter um envolvimento importante na vida de Suzane von Richtofen. Isso porque, na vida real, o irmão de Luciana, Rogério Olberg, chegou a namorar e a noivar com a assassina dos próprios pais.

Ao site Veja São Paulo, Olberg afirma que iniciou uma troca de cartas com Richtofen a pedido da própria irmã. “Foi um ato com o intuito de evangelização”, explicou. “Minha irmã disse que ela não tinha com quem se corresponder, que não tinha amigos e resolvi escrever”.
O relacionamento foi assumido em 2015, mas chegou ao fim em 2020, após Rogério descobrir que sua então noiva mantinha R$ 120 mil em uma conta secreta. No entanto, a família Olberg tentou acolher Richtofen mesmo após o fim do relacionamento, na época em que ela planejava o lançamento de uma autobiografia.
Atualmente, Richtofen vive na cidade de Águas de Lindóia (SP) com o médico Felipe Zecchini Muniz, que conheceu em 2023 nas redes sociais. O casal teve o primeiro filho em 2024 e, ao se casar, a criminosa famosa assumiu publicamente o nome Suzane Louise Magnani Muniz, unindo o sobrenome de sua avó materna ao de seu marido.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!
