Poliomielite: Marcelo Queiroga garante que meta de vacinação será alcançada

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse na quarta-feira (5), durante o seminário “O futuro da indústria farmacêutica no Brasil”, que ocorreu no Palácio Itamaraty, em Brasília, que a pasta vai atingir a meta inicial de vacinar 95% das crianças menores de 5 anos contra a poliomielite. Atualmente, segundo o gestor, a cobertura vacinal está em torno de 60%.  

Recentemente, a campanha de vacinação contra a poliomielite, que ocorre desde o dia 8 de agosto, foi prorrogada novamente devido sua baixa adesão. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a imunização agora ocorrerá até 30 de outubro – antes a campanha iria até o início de setembro, mas foi prorrogada, na primeira vez, para o dia 30 do mesmo mês. 

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Imagem: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

Segundo informações da Agência Brasil, ao todo, 14,3 milhões de crianças devem receber a dose. Queiroga lembrou que o último caso de pólio no país foi registrado em 1989 e que a doença foi erradicada nas Américas nos anos 90. Ele destacou os dois casos identificados recentemente em Israel e nos Estados Unidos e fez um alerta: “Levem seus filhos às salas de vacinação”. 

A campanha de multivacinação para crianças e adolescentes com idade até 15 anos também foi estendida até o fim deste mês. O objetivo é ampliar as coberturas vacinais contra diversas doenças, que continuam abaixo do necessário. 

Poliomielite no Brasil 

No fim de setembro, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) voltou a alertar sobre a reintrodução da poliomielite no Brasil. Segundo informações da Reuters, além do país brasileiro, a República Dominicana, Haiti e Peru também foram incluídos no alerta das regiões que mais correm risco de retorno da doença.   

Leia mais! 

Drones da Zipline vão entregar medicamentos em comunidades de UtahNobel de Medicina: conheça 3 descobertas que beneficiaram a humanidadeUso de mosquitos “modificados” reduz casos de dengue e chikungunya; entenda como

Segundo a diretora da Opas, Carissa Etienne, quase toda a América do Sul atualmente tem cobertura vacinal abaixo de 80%. Segundo dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), a última vez que o Brasil alcançou a meta de cobertura contra a pólio foi em 2015. Desde 2018, a marca de 80% não é ultrapassada, o que também indica que, embora a pandemia de Covid-19 tenha colaborado para o baixo número de vacinados, a queda começou antes do surto de coronavírus. 

A poliomielite, também chamada de pólio, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus. Ela pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não a paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.   

Vale lembrar que a imunização é a única forma de prevenção da poliomielite. Ela está disponível no Brasil conforme esquema de vacinação de rotina e campanha nacional anual.  

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Poliomielite: Marcelo Queiroga garante que meta de vacinação será alcançada apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Dublador de Tanjiro, Natsuki Hanae, fala sobre evolução do personagem até Castelo Infinito

França pede investigação criminal contra TikTok por riscos a jovens

Insônia crônica aumenta em 40% o risco de desenvolver demência, revela estudo