Imagine acordar uma manhã e descobrir que a população do seu país se multiplicou por 139 mil vezes! Não, isso não é o enredo de nenhum filme ou livro de ficção científica. Aconteceu de verdade, nos últimos dias, na Nova Zelândia.
O governo local espalhou cartazes e outdoors pelas principais cidades do país anunciando esse salto de 5 milhões de habitantes para inacreditáveis 695 bilhões. Sim, é bem mais do que a população global, de menos de 9 bilhões de pessoas. O que aconteceu, então, na Nova Zelândia? Uma invasão alienígena? Um surto de gêmeos, trigêmeos e quadrigêmeos? Um erro de digitação do estagiário???
Leia mais
- Nova Zelândia flexibiliza regras para atrair nômades digitais
- A ilha na Nova Zelândia que ‘transformou’ aves nativas
- O que são espécies invasoras e quais as consequências para meio ambiente?
Nenhuma das opções anteriores. Esse salto populacional faz parte de uma bem-humorada campanha do Departamento de Conservação neozelandês. Batizada de Always Be Naturing, a iniciativa busca incentivar as pessoas a enxergarem a natureza de forma diferente, aumentando a proteção, a preocupação e as nossas interações com o meio ambiente.
Entenda os números
- Em comunicado à imprensa, a diretora do Departamento de Conservação, Penny Nelson, explicou de onde veio esses 695 bilhões:
“O número surgiu da análise de alguns conjuntos de dados e da tentativa de estimar a população de todos os seres vivos visíveis, como pássaros, peixes, plantas e árvores. Obviamente, não conseguimos contar todas as lesmas e insetos”, brincou Nelson.
- Biólogos apontam que a Nova Zelândia conta com uma biodiversidade de mais de 80 mil espécies nativas de animais, plantas e fungos.
- É claro que o governo não contou cada um deles, mas a estimativa serve para mostrar o quanto a natureza é maior do que os seres humanos.
- O Departamento destaca que nós tiramos o nosso sustento do meio ambiente.
- Isso inclui a água que bebemos, os vegetais e animais dos quais nos alimentamos e até mesmo o ar que respiramos.
- É por isso que um dos slogans da campanha é: “a gente conta com a natureza, então a natureza deve ser contada”.
- Uma frase – e números – que despertam a atenção das pessoas e que buscam levar à conscientização.

Um ato de conscientização
“Restam apenas 238 cácapos, menos de 40 tara itis (andorinha-do-mar-de-bico-fino da Nova Zelândia) e 4.000 espécies nativas ameaçadas ou em risco de extinção. 63% dos nossos ecossistemas estão à beira do colapso. Esses são os números que queremos que todos saibam”, alertou Penny Nelson.
Além do conhecimento desses números, o Departamento de Conservação espera que os habitantes da Nova Zelândia passem a ser mais atuantes na proteção ao meio ambiente.
“Você pode construir um alimentador de pássaros no seu quintal, plantar gramíneas ou arbustos nativos, colocar um sino no seu gato, doar dinheiro ou se juntar a um grupo de conservação local. Toda ação ajudará”, sugeriu a diretora.
“A conservação não é só para os especialistas, é para todos. Sabemos que quando agimos, fazemos uma diferença tangível – a natureza é resiliente e pode se recuperar. É por isso que estamos lançando a campanha Always Be Naturing, para incentivar as pessoas a enxergarem a natureza de forma diferente, a saírem, a se envolverem com ela e a agirem”, concluiu Penny Nelson.

As informações são do IFL Science.
O post População da Nova Zelândia dispara da noite para o dia e atinge os… 695 bilhões (!?) apareceu primeiro em Olhar Digital.