A Microsoft confirmou que o Windows 11 agora tem 1 bilhão de usuários. A nova conquista foi revelada pelo próprio CEO da empresa, Satya Nadella, durante a divulgação do relatório fiscal da companhia para o último trimestre.
De acordo com Nadella, o crescimento da base de consumidores saltou 45% no segundo trimestre do ano fiscal de 2026 em comparação com o mesmo período do ano passado. Porém, o executivo não detalhou os números, como separar quantos desses usuários vieram de atualizações da versão anterior ou da troca do hardware como um todo.
O crescimento do Windows 11
O site The Verge notou ainda que o atual sistema operacional da Microsoft atingiu o marco de 1 bilhão de usuários mais rápido do que o Windows 10, que é considerado um grande sucesso para a companhia. A atual versão levou 1.576 dias desde o lançamento, contra pouco mais de 1.700 da antecessora.
- O feito impressiona em especial pela adoção bastante lenta do Windows 11. Ele só superou a décima versão em julho do ano passado, levando quatro anos para se tornar o mais popular entre a base de usuários;
- Parte do motivo do atraso inicial nas atualizações envolveu a estratégia da própria Microsoft, que estabeleceu pré-requisitos de hardware mais exigentes que deixaram várias máquinas limitadas ao Windows 10 e impediram a migração;
- Já a aceleração nas instalações neste final de ano pode ser atribuída a dois motivos, notados inclusive pela alta na venda de computadores como um todo. O primeiro deles é o próprio fim do suporte do Windows 10, que não recebe mais atualizações de otimização ou correção por parte da fabricante;
- O segundo elemento em jogo é a possível disparada no preço de computadores e outros eletrônicos, provocada pela indústria de inteligência artificial (IA). É possível que muitos consumidores individuais ou corporativos tenham antecipado a modernização dos equipamentos antes de um eventual reajuste.
Apesar do sucesso na adoção, o sistema operacional segue recebendo críticas. Em uma das últimas atualizações, vários usuários sofreram um bug que afeta a inicialização do computador.
Como será a 26H1, próxima grande atualização do Windows? Confira os detalhes nesta matéria!
