Popularidade da Tesla está em queda livre nos EUA, revela pesquisa

A popularidade da Tesla não para de cair nos Estados Unidos. É o que mostram dados mensais do Electric Vehicle Intelligence Report (EVIR). A pesquisa avalia percepções dos consumidores sobre veículos elétricos, direção autônoma e as montadoras envolvidas nessas tecnologias.

A Toyota, por exemplo, lidera as classificações de imagem, ultrapassando empresas mais estabelecidas no setor. Já a Tesla, pioneira de Elon Musk na popularização de EVs, vê sua reputação se deteriorar cada vez mais.

Em pesquisa sobre carros elétricos, mais gente teve opiniões negativas do que positivas sobre a Tesla

Atualmente, apenas 26% dos entrevistados pela pesquisa EVIR tem uma visão positiva da Tesla, enquanto 39% expressam opiniões negativas. Isso resulta num índice de -13 para a marca. A pontuação de intensidade (reflete sentimentos mais extremos) é ainda pior: chega a -16.

Sentimentos negativos sobre a Tesla, de Elon Musk, são expressos com maior intensidade, segundo pesquisa (Imagem: Muhammad Alimaki/Shutterstock)

Isso indica que os sentimentos negativos sobre a Tesla não apenas superam os positivos, mas são expressos com maior intensidade. E o cenário está piorando: em abril, a pontuação líquida era -7.

Quando a pesquisa analisou dados demográficos, a Tesla continuou em último lugar em quase todos os grupos. A rejeição foi mais intensa entre pessoas com renda inferior a US$ 75 mil (aproximadamente R$ 417 mil), moradores de áreas suburbanas e com mais de 65 anos.

A única montadora com avaliação negativa parecida foi a Vinfast, do Vietnã. No entanto, 92% dos entrevistados disseram não conhecer a marca ou não ter opinião formada sobre ela. Isso atenua o impacto de sua pontuação. Já a imagem negativa sobre a Tesla vem de familiaridade e julgamento ativo, não desconhecimento.

Confiança nas marcas

  • Crise de confiança na Tesla: A empresa teve a pior pontuação líquida de confiança entre as marcas avaliadas, com índice de -19 – o que indica que mais pessoas confiam pouco do que confiam muito na empresa;
  • Tesla e Vinfast com baixa credibilidade: Ambas foram as únicas montadoras com pontuação líquida negativa no quesito confiança dos consumidores;
  • Segurança em declínio: A tesla foi a penúltima colocada na percepção sobre segurança entre veículos elétricos, superando apenas a Vinfast;
  • Questionamentos sobre segurança: Elon Musk promoveu a Tesla como líder em segurança, mas foi criticado pelo uso de dados enganosos;
  • Acidentes fatais: Incidentes envolvendo os sistemas de assistência da Tesla (conhecidos como Autopilot) influenciaram negativamente a percepção do público – 52% consideraram veículos da Tesla seguros.

Leia mais:

Lançamento do robotáxi da Tesla flopou, aponta pesquisa

A EVIR também investigou a opinião pública sobre veículos autônomos e robotáxis. E notou grande ceticismo. Apenas 1% dos mais de oito mil entrevistados já andaram num robotáxi e fariam isso novamente, enquanto 46% afirmou que nunca considerariam usar esse tipo de serviço.

Robotáxi é a parte central da visão da Tesla para o futuro (Imagem: Divulgação/Tesla)

Os robotáxis são parte central da visão da Tesla para o futuro. Musk promove há anos a ideia de abandonar a venda de carros em favor de uma frota autônoma e robôs humanoides para trabalho manual.

Austin, no Texas, foi escolhida como cidade-piloto para os testes. Mas 65% dos entrevistados pela pesquisa afirmaram não saber que a Tesla fazia demonstrações de seus robotáxis na cidade desde o fim de junho. E pandas 3% se consideraram bem informados sobre o assunto. Ou seja, o lançamento flopou no grande público.

O post Popularidade da Tesla está em queda livre nos EUA, revela pesquisa apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Torneio de Tetris em Dubai usa show de 2,8 mil drones como ‘tela’ de jogo

Epic Games libera bom jogo grátis por 24 horas! Resgate agora (18)

Cibercriminosos exploram falha crítica no React em ataque de ransomware