Por que a série Wonder Man se chama Magnum no Brasil? Entenda origem do personagem

Com estreia programada para janeiro de 2026 na Disney+, a série Magnum tem como objetivo apresentar uma nova versão do personagem que já fez parte de grupos como os Vingadores. Dentro do Universo Cinematográfico Marvel (MCU), ele é um antigo herói de Hollywood, cuja história vai ganhar um reboot nos cinemas.

Entre aqueles que concorrem ao papel está Simon Williams (Yahyta Abdul-Mateen II), que destoa muito do visual clássico que o herói teve na ficção. No entanto, esse não é o único elemento “estranho” da série, especialmente quando se leva em consideração que seu título original é Wonder Man — ou Homem-Maravilha, em uma tradução livre.

Por que o Wonder Man virou o Magnum no Brasil?

Criado por Stan Lee, Don Heck e Jack Kirby, o Wonder Man apareceu pela primeira vez nos quadrinhos da Marvel em 1974. Originalmente um supervilão, ele passou a fazer parte dos Vingadores em 1977, estabelecendo rapidamente uma amizade com o Fera, que na época havia deixado os X-Men.

  • No Brasil, o nome do personagem sempre foi Magnum, por uma escolha editorial da Abril, que começou a distribuir os quadrinhos da Marvel no final dos anos 1970;
  • Nunca houve uma explicação oficial para a mudança, que teria sido motivada pelo fato de o nome Homem-Maravilha não soar muito bem;
  • Também não há uma justificativa oficial para a escolha do nome Magnum, que provavelmente está ligado ao sucesso da série estrelada por Tom Selleck, que começou a ser exibida no Brasil em 1981;
  • Mudanças do tipo não eram incomuns para a Abril, cujos editores também trocavam falas e até mesmo a ordem cronológica de quadrinhos;
  • Uma das alterações mais famosas da editora envolveu o Homem-Aranha, cujo uniforme clássico foi redesenhado em várias histórias nas quais, originalmente, ele já usava a roupa preta — que não havia sido introduzida oficialmente no Brasil.

Um motivo pelo qual a editora pode ter decidido não preservar o nome Wonder Man é a semelhança de sua tradução com Mulher-Maravilha, personagem da DC Comics. Isso inclusive rendeu um processo contra a Marvel nos Estados, que decidiu descontinuar temporariamente as publicações com o herói para evitar maiores problemas.

O que esperar da série de Magnum?

Até o momento, os materiais divulgados da série de Magnum mostram que ela deve seguir um caminho diferente de outras produções da Disney+. Isso porque, ao menos a princípio, o protagonista do show não deve ter os superpoderes que marcam o personagem nos quadrinhos, que incluem superforça e uma resistência acima do comum.

A série em oito episódios também promete alguns comentários incisivos sobre o mundo dos super-heróis, incluindo o cansaço provocado pelo excesso de produções da categoria. Além de Abdul-Matten II, outro nome que se destaca no elenco é o de Ben Kingsley, que volta a interpretar o ator farsante Trevor Slattery, que já teve alguns encontros com o Homem-de-Ferro no passado.

A estreia de Wonder Man foi adiada de 2025 para o início de 2026 no Disney+, com a produção chegando ao streaming em 27 de janeiro.

Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!

Related posts

LEGOs a partir de R$70 e com cupons de até 20% extra no Magalu; confira

Confira o final explicado de A Mulher na Cabine 10, filme da Netflix

99 abre mais de 100 vagas de trabalho híbrido em vários estados