Alcance, custo e manutenção ainda são questões caras para o mercado global de veículos elétricos. Não pela capacidade de entrega, mas sim pela percepção que a população ainda tem sobre a categoria.
Apesar das dúvidas, adquirir um veículo elétrico é desejo de consumo para muita gente — pelo menos é o que mostra uma pesquisa da CDK Global, empresa que fornece software para concessionárias de veículos.
A ampliação dos modelos disponíveis, incentivos fiscais e cortes drásticos de preços estão estimulando a categoria, segundo o estudo. O crescimento é constante, mas em ritmo desacelerado — os carros elétricos representaram apenas 10% de todas as vendas nos EUA em 2024.
Foram entrevistadas 1.113 pessoas que vivem nos Estados Unidos, sendo que 35% dirigem veículos a combustão; 36% já são adeptos de elétricos; 15%, de híbridos; e 14%, híbrido plug-in.
Público da pesquisa de veículos elétricos
- Idade:
- Geração Z (18-26) — 16%
- Jovens Millennials (27-33) — 24%
- Velhos Millennials (34-42) — 28%
- Geração X (43-58) — 22%
- Boomer + Silencioso (59+) — 11%
- Renda Anual:
- Menos de $ 25.000 — 6%
- $ 25.000-$ 50.000 — 18%
- $ 50.000-$ 100.000 — 44%
- $ 100.000-$ 200.000 — 26%
- Mais de $ 200.000 — 6%
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O que a pesquisa descobriu?
- A porcentagem de compradores de carros a gasolina planejando comprar um veículo elétrico no futuro saltou de 18% em 2023 para 31% em 2024;
- Para aqueles que consideram híbridos, o interesse por elétricos foi ainda maior: 54% dos entrevistados disseram que iriam para o elétrico, ante 38% em 2023;
- Compradores de veículos a combustão estão se tornando mais conscientes do custo para recarga: 60% disseram que entendem a cobrança, em comparação com apenas 44% em 2023;
- A maioria dos compradores de veículos a gasolina (52%) disse que só estariam dispostos a pagar US$ 35.000 ou menos por um veículo elétrico em 2023. Agora, esse número caiu drasticamente para 30%.
“Cada tipo de comprador que pesquisamos identificou com precisão os negativos dos EVs, mas a maioria também acha que os veículos elétricos são mais caros para manter — removendo um dos principais benefícios de se tornar elétrico — fora, é claro, seus benefícios ambientais”, diz trecho do estudo.
Os elétricos geralmente custam mais em comparação com um equivalente a gasolina. Os reparos também são mais caros devido à complexidade do veículo. Isso leva a custos de seguro geralmente mais altos também.
Eles ainda tendem a desgastar os pneus mais rápido do que outros carros devido ao seu peso e ao torque mais alto que a maioria dos veículos elétricos produz. No entanto, são muito menos caros para manter e operar, de acordo com a empresa.
No ano passado, outro estudo apontou que 65% dos revendedores nos EUA estão pessimistas sobre o futuro dos elétricos e 55% deles acham que levará pelo menos 15 anos até que metade das vendas de veículos seja de elétricos.
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