Por que nem todas as pessoas conseguem tocar os dedos dos pés?

Sentar no chão, esticar as pernas e tocar os dedos do pé parece uma tarefa fácil. No entanto, para a maioria das pessoas, encostar no dedão com as ponta do indicador é mais difícil do que o imaginado. Mas, por que será que alguns indivíduos conseguem e outros não?

Uma das principais razões para alguém ter essa habilidade é a flexibilidade. Os grupos que devem ser mais elásticos para a execução da atividade são os isquiotibiais, os três músculos que percorrem a parte posterior da coxa, e os da parte inferior das costas.

“Quanto menor a distância que você alcançar, maior será a rigidez na região lombar e nos isquiotibiais”, disse a treinadora atlética certificada Patricia Cordeiro à Harvard Health Publishing.

Uma boa notícia é que, se a flexibilidade for o motivo pelo qual alguém não consegue tocar os dedos dos pés, há soluções para aprimorá-la. Atividades como ioga e rotinas de alongamento podem ajudar a relaxar os músculos, embora seja importante não se esforçar a ponto de sentir dor.

Fazer ioga é uma das formas de se tornar mais flexível. (Imagem: BearFotos / Shutterstock)

A flexibilidade pode não ser a culpada

A falta dessa habilidade pode também não estar relacionada ao quão flexível e saudável uma pessoa é. Um corredor de maratona, mesmo com sua rotina, pode não conseguir tocar os dedos dos pés. A causa pode ser a forma como o corpo de cada sujeito é constituído.

“Outro grande fator é o comprimento relativo dos braços e do tronco em relação às pernas”, explicou Jeffrey Jenkins, fisiologista da Escola de Medicina da Universidade da Virgínia, à Popular Science.

Alguém pode ser muito flexível, mas se os braços e as mãos forem curtos em relação às pernas, mesmo com a flexibilidade máxima, talvez ainda não consiga tocar os dedos dos pés. Nesse caso, os braços e os dedos não são longos o suficiente para alcançar.

Até o mais bem treinado atleta pode ter dificuldades em encostar nos dedos dos pés. (Imagem: NPeter / Shutterstock)

Leia mais:

Além disso, a habilidade de tocar os dedos dos pés não é o maior indicador da flexibilidade. Manter as articulações e os músculos funcionando bem e reduzir o risco de lesões é mais importante do que apenas encostar o indicador no dedão.

“Simplesmente inclinar para a frente e tocar os dedos dos pés, não fazemos esse movimento com tanta frequência durante o dia, por isso não precisamos necessariamente da capacidade de fazê-lo de forma exata”, conclui a fisioterapeuta Amanda Sachdeva do Hospital de Cirurgia Especial em entrevista ao HuffPost.

O post Por que nem todas as pessoas conseguem tocar os dedos dos pés? apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Dublador de Tanjiro, Natsuki Hanae, fala sobre evolução do personagem até Castelo Infinito

França pede investigação criminal contra TikTok por riscos a jovens

Insônia crônica aumenta em 40% o risco de desenvolver demência, revela estudo