Se você já andou de avião, esteve em um aeroporto ou até mesmo observou as pistas de pouso por meio de imagens na TV ou computador, provavelmente observou que há listras paralelas pintadas de branco nas cabeceiras das pistas. Apesar de lembrar uma faixa de pedestre, sua função é totalmente distinta, e de forma alguma alguém pode atravessar a pé no local.
A seguir, você fica sabendo detalhes importantes sobre essa sinalização utilizada em pistas de aeroportos. Continue a leitura e confira as informações.
O que é e para que servem as listras paralelas na pista de pouso?
As listras paralelas na pista de pouso são uma espécie de sinalização para os pilotos, ajudando-os a se orientarem na hora da decolagem e do pouso do avião. Isso porque elas delimitam o início da pista.
Neste local, o avião fica posicionado para dar início à corrida de decolagem. É importante que os pilotos obtenham o máximo de pista para o processo de levantar voo, pois se houver alguma falha no avião, é possível pará-lo de forma segura.
Leia mais:
- LATAM pode rastrear sua bagagem com mais facilidade, mas só para quem tem iPhone
- Por que há estrondos no ar quando a barreira do som é quebrada?
- Piloto de avião precisa de CNH? Saiba quais os documentos obrigatórios na aviação
Vale destacar que há aeroportos que contam com um prolongamento de asfalto sinalizado por setas. Neles, os aviões conseguem dar início a corrida de decolagem antes das faixas. Entretanto, o pouso só deve ocorrer depois do começo da pista.
Outro ponto importante é que o avião raramente toca o solo diretamente nessas faixas. Mais adiante existem marcações que definem o ponto ideal de toque para maior segurança ao pousar o avião.
Mais um detalhe interessante é que não há uma quantidade de listras paralelas padrão para todos os aeroportos, pois o tamanho delas leva em consideração a largura da pista de decolagem e pouso. Veja a seguir:
- 4 listras: 18 metros de largura
- 6 listras: 23 metros de largura
- 8 listras: 30 metros de largura
- 12 listras: 45 metros de largura
- 16 listras: 60 metros de largura
Todavia, não existe necessidade de os pilotos ficarem contando a quantidade de listras, até porque essa é uma informação presente nas cartas de aproximação do aeroporto, proporcionando uma orientação extra ao profissional.
O post Por que pistas de aeroporto tem “faixa de pedestre”? apareceu primeiro em Olhar Digital.