Resident Evil Requiem é a próxima grande aposta da Capcom para a franquia e promete levar os fãs de volta para onde tudo começou: Raccoon City. Além do “come back” às raízes, uma das coisas mais interessantes da sequência é a possibilidade de alternar entre câmeras de primeira e terceira pessoa — opções que visam agradar todo o tipo de gosto. Essa decisão, inclusive, foi comentada pela Capcom recentemente.
Em entrevista ao GamesRadar, o diretor de Resident Evil 9, Koshi Nakanishi, explicou o motivo do jogo ter ambas as opções de câmeras. Segundo ele, Resident Evil 7 foi considerado “muito assustador” em primeira pessoa — e como o game não tem opção de escolher entre perspectivas, talvez muitos jogadores tenham desistido da ideia de jogá-lo.
“Olhando para a perspectiva em primeira pessoa de Resident Evil 7, implementei isso como uma forma de torná-lo mais envolvente e mais assustador do que nunca, o que eu acho que a maioria da mídia e dos jogadores concordaram que era um jogo incrivelmente assustador — mas possivelmente era assustador até demais”, explicou Nakanishi ao GamesRadar.
Perspectiva de Resident Evil 7 era assustadora demais para alguns jogadores
O diretor de Resident Evil Requiem continua seu argumento, acreditando que “algumas pessoas não conseguiram lidar com RE7 e não conseguiram terminar ou nem começaram” por conta da sua opção de câmera.
Agora, no entanto, ele pretende fazer diferente: “Isso é algo que eu olho para trás e penso que, sabe, eu quero garantir que as pessoas possam aproveitar este jogo [RE9]”.

A opção em primeira pessoa foi introduzida na série lá no spin-off Gun Survivor de PS1 — mas foi em Resident Evil 7 que ela estreou na série principal.
No entanto, acabou dividindo opiniões na época — já que saia até demais dos padrões antigos vistos de RE4 a RE6. Enquanto muitos fãs gostaram, muitos também odiaram.
No entanto, uma coisa é fato: além da perspectiva tornar a experiência mais imersiva, ela também torna a jogatina ainda mais aterrorizante. Quem não ficou com medo do Jack enquanto fugia nos corredores da casa dos Bakers? Ou até mesmo da cena da Mia na escada?
Troca de câmeras foi mostrada na prática na demo de Requiem na Gamescom
Recentemente, os visitantes da Gamescom 2025 tiveram o privilégio de jogar uma demo exclusiva de Resident Evil Requiem. A vitrine em questão mostrou Grace Ashcroft, a nova protagonista, fugindo de uma criatura bizarra nos corredores do que parece ser o hotel aos arredores das ruínas de Raccoon City.
Além de mostrar uma pequena prévia do que vem por aí, também foi possível ver em primeira mão como funcionará a opção de escolha entre câmeras — que poderá ser feita in-game de forma dinâmica para que os jogadores adaptem a experiência de acordo com a sua preferência.
Ao optar pela terceira pessoa, o jogador terá uma experiência no melhor estilo dos remakes atuais da franquia — como RE2 e RE4. Por outro lado, a câmera em primeira pessoa é indicada pela própria Capcom como a melhor opção para a jogatina de Requiem, já que traz mais imersão ao gameplay.
Quando Resident Evil Requiem será lançado?
Com Requiem, a Capcom quer inaugurar “uma nova era de survival horror”, trazendo avanços tecnológicos combinados com uma equipe que tem experiência em unir uma “história com personagens ricos e gameplay mais imersivo do que nunca”.
Vale lembrar que a data de lançamento da sequência também já foi confirmada: Resident Evil Requiem será lançado no dia 27 de fevereiro de 2026 para PS5, Xbox Series X|S e PC (Steam).

Ainda temos alguns meses pela frente, então mais notícias sobre a sequência possivelmente serão reveladas nos próximos dias/semanas. Esperançosamente, quem sabe, a Capcom não libera a demo da Gamescom para os jogadores aproveitarem em casa, não é mesmo?
Pretende jogar Resident Evil Requiem em primeira ou terceira pessoa? O que achou dos primeiros vislumbres da “nova era de horror” da franquia? Comente suas expectativas conosco nas redes sociais do Voxel!