Você sai de casa com o celular e, no meio do caminho, percebe que precisa recarregar ele mesmo sem uma tomada por perto. Essa situação é bem comum e uma das soluções mais práticas é usar um power bank, uma bateria portátil que serve de fonte de energia para outros eletrônicos.
O acessório é compacto e fácil de transportar, e eles se diferenciam pela capacidade de armazenamento de energia, na eficiência e nas entradas disponíveis. Ou seja, tem que prestar atenção na compra para saber se os seus aparelhos são compatíveis.
Aqui, nós separamos 7 power banks que você pode comprar, do mais acessível até o que exige maior investimento. Os escolhidos não são necessariamente os mais poderosos, mas sim aqueles que trazem um diferencial para certos públicos ou têm características que chamaram a nossa atenção. E tentamos diferenciar as marcas, para você ter mais opções na hora de escolher.
Pineng PN-959
O primeiro item da nossa lista é para quem quer gastar menos por um aparelho de alta capacidade de energia, capaz de fazer várias cargas sem que ele mesmo precise de uma tomada. É o PN-959, o power bank da Pineng.
Esse dispositivo tem cabos USB-C, micro USB e Lightning já embutidos, para você não precisar nem mesmo levar os seus fios na bolsa ou mochila. Ele vem ainda com um indicador de bateria em LED e tem um sistema de desligamento automático quando está fora de uso.
Além disso, ele vem com três entradas adicionais e tem uma capacidade alta de 20.000 mAh — o que na prática dá quase quatro cargas completas em um celular moderno. O modelo ainda tem várias opções de cor, caso você queira escolher.
A ressalva sobre esse modelo está na estrutura: ela é um pouco frágil, principalmente nos cabos acoplados, então o cuidado tem que ser redobrado.
Geonav PB12KMB
O segundo power bank que selecionamos é voltado para quem está atrás não só de uma bateria extra de ótimo custo-benefício, mas também com uma boa durabilidade e uma boa capacidade. É o Geonav PB12KMB, um campeão de vendas nessa categoria.
Esse modelo tem 12.000 mAh de energia, o que promete umas duas cargas e meia em um celular moderno, além de trazer três saídas USB — sendo uma delas USB-C e sem contar o Micro-USB para carregar o próprio power bank.
Falando nisso, ele tem a tecnologia Pass Through, que permite ao usuário carregar os seus aparelhos e o próprio carregador portátil ao mesmo tempo em uma tomada. Ele ainda vem com proteção contra curto-circuito e tem o visual compacto da maioria dos acessórios dessa categoria.
Mas e o ponto negativo dele? Bom, o indicador de bateria com LEDs poderia ser mais preciso, já que ele só conta com três luzes que mostram a carga restante aproximada.
Pocket i2Go 5000mah USB-C
O power bank Pocket da i2Go é um acessório bem diferente. Para começar, ele nem precisa de cabo, apesar de acompanhar um na caixa: a estrutura dele inclui uma saída USB-C para você acoplar o carregador direto no seu celular e transferir energia até durante o uso.
Além disso, ele é bem pequeno em dimensões, sendo ótimo para levar até no bolso ou em mochilas pequenas. E ele serve principalmente para emergências, já que a capacidade de energia dele é de 5.000 mAh — o que deve garantir uma carga praticamente completa de um smartphone com boa bateria.
Só que esse ponto também é uma crítica: a capacidade é tão baixa que você provavelmente vai ter que carregar o power bank todos os dias de qualquer jeito, então seria bom se ela fosse um pouquinho mais elevada.
Compre aqui o power bank Pocket i2Go.
Geonav PB10MAGSG
A nossa lista segue com outro modelo da Geonav, o PB10MAGSG. Ele se destaca por ser um power bank com suporte ao método de recarga de indução, ou seja, sem precisar de fios e se acoplando magneticamente ao dispositivo.
Ele é bem compacto e leve e ainda vem com um suporte para ficar posicionado na diagonal, o que permite que você veja o conteúdo do seu celular enquanto faz a recarga. Já a capacidade dele é de 10.000 mAh.
Ele tem suporte ao padrão MagSafe da Apple e o padrão Qi que é usado na grande maioria dos dispositivos com recarga sem fio. O power bank também vem com entradas USB-C e USB-A, caso você queira usar os métodos tradicionais de transferência de energia. Só fique atento a um ponto: o carregamento por indução é bem mais lento do que via cabo, então em momentos de maior urgência o uso do cabo é mais indicado.
Além disso, o design dele poderia ser melhor pensado: a porta USB fica tampada quando você usa o suporte, impedindo a recarga com fio enquanto ele está nessa posição.
Compre aqui o Geonav PB10MAGSG.
Carregador Portatil Samsung 45W
Caso a sua vontade seja um power bank com alta velocidade de recarga, uma opção é o carregador portátil oficial da Samsung. Ele oferece transferência de 45W, que é o equivalente até a algumas conexões via cabo em celulares.
O modelo ainda tem 20.000 mAh, que é uma alta capacidade de armazenamento de energia, e é capaz de carregar até três dispositivos ao mesmo tempo. Disponível na cor bege, ele acompanha um cabo USB-C para você usar.
Esse power bank tem ainda uma preocupação com sustentabilidade, ao usar materiais reciclados certificados pela UL para reduzir as emissões de carbono e preservar recursos.
A ressalva é que esse carregador funciona com qualquer aparelho Android e iOS, mas é especialmente otimizado para reconhecer dispositivos do ecossistema Samsung. Além disso, o cabo USB-C que acompanha ele poderia ser um pouco mais comprido.
Compre aqui o Carregador Portatil Samsung de 45W.
Power Bank Baseus Airpow 30000mah
Se é alta capacidade que você quer, então o Baseus Bipow de 30.000 mAh oferece energia mais do que o suficiente. Ele é capaz de carregar vários dispositivos simultaneamente e várias vezes ao longo da semana, tipo celulares, relógios e fones de ouvido sem fio, até precisar ele mesmo ir para a tomada.
Ele é relativamente rápido, com recarga de ao menos 15W, e tem uma estrutura bem robusta e resistente com um pequeno painel digital que indica a carga atual. O modelo conta com duas entradas e 3 saídas nos padrões USB-A e USB-C, com um sensor de temperatura para proteger de superaquecimento, e outro que reconhece o eletrônico conectado para ajustar a corrente ao valor mais indicado.
O ponto negativo dele é meio inevitável: a alta capacidade significa também que ele não é tão portátil e é um pouco pesado também.
Compre aqui o carregador de 30.000 mAh da Baseus.
Anker 737 Gen 2
O último power bank da nossa lista é o Anker 737 Gen 2. Esse é um modelo premium, para quem faz questão de ter um acessório que combina alta capacidade, alta velocidade de transferência e confiança na durabilidade, mesmo tendo que investir um pouco mais por isso.
O modelo vem ainda com a tecnologia Power Delivery 3.1 com carga de até 140W, o que significa que ele é extremamente rápido e melhor aproveitado em eletrônicos para além de celulares, como consoles portáteis e até notebooks.
Ele tem ainda uma alta capacidade de armazenamento com 24.000 mAh, mas oferece tudo isso sem uma estrutura tão grande assim. Além disso, os acessórios mais premium da Anker são famosos por terem ótima eficiência, então muito pouco da capacidade carregada no power bank é perdida na forma de calor enquanto o seu celular é recarregado. Ao todo, são duas portas USB-C e uma USB-A, com um visor digital de fácil leitura para acompanhar quanto de bateria ainda resta.
Claro que a ressalva dele aqui é o preço: toda essa tecnologia custa caro e o investimento é bem maior do que os modelos que a gente já citou por aqui. Ah, e pelo preço, não custava nada ter também um suporte adicional para recarga por indução.
Compre aqui o Anker 737 Gen 2.