Um estudo realizado em vinhedos de São Miguel Arcanjo, no interior do Estado de São Paulo, concluiu que a maior diversidade de vegetação leva a um aumento nas espécies de aves em paisagens agrícolas. Isso pode significar, além da maior conservação do solo, um aumento da capacidade produtiva.
Aves cumprem funções ecossistêmicas no ambiente
A região de São Miguel Arcanjo está entre as maiores produtoras de uvas, cultivadas principalmente por pequenos agricultores, e próxima do maior maciço de Mata Atlântica do país.
Áreas de matas contínuas como essa podem ser lar de diversas espécies de aves, que têm características ecológicas distintas, possibilitando uma maior variedade de funções ecossistêmicas no ambiente.
Isso significa que, quando se perde uma espécie, perdem-se também as funções realizadas por ela.
Com o desmatamento, os impactos acabam se acentuando.
Os resultados do estudo foram divulgados na revista Biotropica.
As informações são da Agência FAPESP.
Leia mais
Mudanças climáticas aceleram a propagação de espécies invasoras
Como robôs estão revolucionando agricultura brasileira
Vírus nunca visto no Brasil ameaça produção agrícola
Uso sustentável da terra também beneficia a agricultura
Para realizar a pesquisa, foram escolhidos 19 locais em paisagens agrícolas com vinhedos no município de São Miguel Arcanjo, próximo a Sorocaba. Os lugares foram cuidadosamente escolhidos para garantir que houvesse uma variação de ambientes com paisagens naturais e também modificadas pelo ser humano.
Os pesquisadores então analisaram a porcentagem de floresta que havia dentro de cada local de estudo, como uma forma de avaliar o grau de conservação. Estas informações permitem a adoção de estratégias de conservação e manejo muito mais eficientes.
Entender quais aves são encontradas nos vinhedos e também quais funções desempenham nesses sistemas agrícolas é muito importante, segundo o estudo. Cada espécie executa papéis distintos nos cultivos agrícolas e, muito provavelmente, paisagens com mais florestas e maior diversidade de ambientes devem manter mais funções.
Os autores do trabalho também destacam a importância de preservar as florestas nativas nessas áreas agrícolas para manter a biodiversidade ao redor dos vinhedos. Isso permite a promoção de práticas sustentáveis de uso da terra que beneficiem os agricultores e o ambiente.
O post Preservar a vegetação nativa traz benefícios à agricultura, revela estudo apareceu primeiro em Olhar Digital.