A Apple divulgou um estudo para reforçar a importância da App Store no Brasil, em meio à pressão regulatória e a disputas judiciais no país.
Segundo o levantamento, a loja de aplicativos gerou R$ 63,8 milhões (US$ 11,7 milhões) para desenvolvedores brasileiros em 2024, sendo que 90% dessa receita não envolveu comissão da empresa.

Detalhes do estudo
- O estudo, conduzido por Silvia Fagá de Almeida, professora da Fundação Getúlio Vargas, mostrou que aplicativos nacionais tiveram 570 milhões de downloads no mundo no último ano, com 53% vindos de fora do Brasil.
- Além disso, 1,5 bilhão de apps foram baixados por usuários brasileiros em 2024, enquanto a App Store recebeu cerca de 25,5 milhões de visitas semanais.
- Em relação às taxas, a Apple ressaltou que a maioria dos desenvolvedores locais não paga comissão, e entre os que pagaram, 78% se beneficiaram da taxa reduzida de 15%.
- A divisão da receita apontou que 79% vieram de produtos físicos, 10% de serviços digitais e 12% de publicidade em aplicativos.

Leia mais
- Justiça proíbe cobrança da Apple na App Store após processo da Epic Games
- Meta e Apple tomam multa bilionária na União Europeia; entenda
- Os 10 melhores jogos gratuitos para iPhone e iPad na Apple App Store
Disputa entre Apple e CADE
A divulgação ocorre em meio a um embate com o CADE, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica, que determinou prazo até outubro de 2025 para a Apple permitir sideload de apps e pagamentos alternativos no iOS.
A empresa tenta reverter a decisão, mas também tem investido em iniciativas locais, como as 10 Apple Developer Academies no país e casos de sucesso, como o app brasileiro Moisés, eleito “App do Ano” para iPad.

O post Pressionada, Apple mostra números da App Store no Brasil apareceu primeiro em Olhar Digital.