Previsão de 6ºC: São Paulo pode bater recorde de frio

A trégua no frio durou pouco em São Paulo. A Defesa Civil alertou para a aproximação de uma nova frente fria nesta segunda-feira (23), que deve atingir todo o estado. Há também previsão de ventos e chuvas fortes, com possibilidade de granizo.

Especificamente na capital, o frio pode bater um recorde estabelecido no final de maio. E se a temperatura cair mais um pouco, pode superar um recorde de nove anos.

Confira a previsão do tempo completa.

Frente fria é a terceira do ano e a primeira do inverno (Imagem: Climatempo/Reprodução)

Nova frente fria é a primeira do inverno

O inverno começou oficialmente no dia 20 de junho. Segundo o Climatempo, uma nova frente fria (a 3ª deste ano e a 1ª do inverno) começou no domingo (22) e deve se intensificar nesta segunda-feira (23).

Um ciclone extratropical no oceano deve favorecer os ventos fortes em direção ao centro-sul do Brasil. O ciclone em si não vai avançar pelo país, mas propicia rajadas de vento e o avanço de uma nova massa de ar polar, principalmente nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Ainda de acordo com o Climatempo, durante a semana, o estado de São Paulo deve ter sol durante a manhã, com nebulosidade avançando ao longo do dia. Os ventos devem começar pela manhã e se intensificam pela tarde, podendo chegar a 90 km/h. O órgão alertou para risco de queda de galhos e árvores.

Defesa Civil de São Paulo alertou para a mudança de temperatura (Imagem: Defesa Civil do Estado de São Paulo/Reprodução)

Recorde de frio e possibilidade de chuvas

A frente fria vai derrubar as temperaturas em SP. Na capital, a mínima pode chegar aos 6ºC na quarta-feira (25). A máxima da semana fica nos 26ºC, nesta segunda (depois, esfria, ficando ao redor dos 17ºC).

Na cidade de São Paulo, a zona norte pode registrar recorde de frio durante a madrugada, com temperatura mínima de 4ºC. Se isso acontecer, vai bater o recorde de frio deste ano, registrado em 30 de maio, na estação do Inmet em Interlagos, que chegou a 8,8ºC.

Já se a temperatura for menor que os 4ºC (o que pode acontecer durante a madrugada), pode bater um recorde estabelecido em 13 de junho de 2016, há nove anos, quando os termômetros marcaram 3,5ºC no Mirante de Santana.

A massa de ar polar também deve trazer precipitação para o estado. A Defesa Civil alertou para chuvas e ventos fortes, inclusive com possibilidade de granizo. O alerta vale para todo o estado de São Paulo.

Até quando vai o frio?

A onda de frio desta semana deve persistir até sexta-feira, 27 de junho.

No entanto, depois disso, um segundo pulso de ar frio está previsto para o final da mesma semana, podendo estender as baixas temperaturas por mais algum tempo.

O post Previsão de 6ºC: São Paulo pode bater recorde de frio apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

25 cupons imperdíveis para aproveitar no Esquenta Black Friday da Amazon

Steam tem jogos para PC com até 95% de desconto

Star Trek vai ganhar novo filme com diretores de Dungeons & Dragons