Home Variedade Primeiro foguete impresso em 3D do mundo já tem data de lançamento

Primeiro foguete impresso em 3D do mundo já tem data de lançamento

by
4 minutes read

Falta pouco para vermos voar para o espaço o primeiro foguete impresso em 3D do mundo. A startup californiana Relativity Space revelou no Twitter que o lançamento do Terran-1 será no dia 8 de março, a partir do Complexo de Lançamento 16 da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida.

You’ve asked, “Wen Launch?” and to that, we say…

Catch us live at Launch Complex 16 in Cape Canaveral, FL on March 8, 2023 to watch the world’s first 3D printed rocket fly. #GLHFhttps://t.co/NEhQlvB4Dj pic.twitter.com/4ju05i2Fhg

— Relativity Space (@relativityspace) February 22, 2023

Resumo:

O foguete Terran-1 é um modelo padrão de dois estágios, desenhado especificamente para lançar pequenos satélites à baixa órbita da Terra (LEO);Ele tem 33 metros de altura, com 85% de sua massa impressa em 3D;O veículo está programado para ser lançado no dia 8 de março, da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na costa da Flórida, às 15h (pelo horário de Brasília);Além de ser uma inovação na forma como foi construído, o foguete também vai ser o primeiro a usar gás natural líquido como combustível;A missão que vai fazer o primeiro lançamento orbital do foguete é chamada de GLHF – abreviação de Good Luck, Have Fun (que quer dizer “Boa sorte, divirta-se”)

Embora a empresa desenvolvedora considere o foguete “o maior objeto impresso em 3D que existe e tentou voo orbital”, ela diz que pretende aumentar ainda mais o percentual de massa impressa em 3D do Terran-1, de 85% para 95%.

Até mesmo os motores do veículo foram produzidos por impressoras 3D: serão usados nove motores Aeon no primeiro estágio e um do modelo Aeon Vac no segundo.

De acordo com o site Space.com, o foguete da Relativity Space está comprometido com a sustentabilidade ambiental, ao usar oxigênio líquido e gás natural líquido como combustível. Se tudo der certo, esse vai ser o primeiro lançamento a fazer esse tipo de combustão.

Leia mais

Como funciona o lançamento de um fogueteNASA testa foguete feito em impressora 3DElon Musk diz que SpaceX vai construir cinco megafoguetes em 2023

A missão de estreia do Terran-1 visa garantir a prontidão do veículo antes de voar cargas úteis para clientes. Em sua capacidade máxima, o foguete pode levar até 1.250 quilos para a órbita baixa da Terra.

Um booster muito maior e mais potente está em desenvolvimento pela Relativity Space. Ele vai ter cerca de 66 metros de altura e poderá levar 20 mil quilos para o espaço. A empresa disse que o veículo, chamado Terran-R, vai ser totalmente reutilizável e deve ser lançado em 2024.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Primeiro foguete impresso em 3D do mundo já tem data de lançamento apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment