A Apple deve lançar seu primeiro iPhone dobrável em 2026, segundo informações reveladas por Mark Gurman na Bloomberg no domingo (24). O aparelho deve ter formato de livro, abrindo verticalmente até se transformar num tablet de oito polegadas.
Entre os destaques estão quatro câmeras, leitor de digital (Touch ID) no botão de ligar e o modem próprio da Apple, que promete velocidades mais rápidas de internet. Além disso, o modelo deve funcionar apenas com eSIM.
iPhone dobrável deve ter quatro câmeras e tela interna de 8 polegadas
Gurman diz que o iPhone dobrável terá uma câmera na tela externa, uma na parte interna e duas na traseira.
Fechado, deve funcionar como um iPhone convencional, com tela frontal de cinco a seis polegadas. Aberto, exibe a tela interna maior, que usará a quinta lente como câmera frontal.
A câmera principal traseira deverá oferecer alta resolução, enquanto a secundária deve servir para fotos ultrawide ou com zoom – a definição ainda não foi confirmada.
Adeus ao Face ID
Para manter o design fino, a Apple não deve incluir o sistema TrueDepth usado no Face ID. Em vez disso, o desbloqueio será feito por Touch ID no botão de ligar, solução já usada em alguns iPads.
Fechado, o iPhone deve medir cerca de 9,5 mm de espessura – cada metade teria menos de cinco milímetros, segundo o analista (e leaker) Ming-Chi Kuo.
Novo modem e poucas opções de cor
O aparelho deve estrear o modem Apple C2, que oferece maior velocidade de conexão (e também equipará o iPhone 18 Pro em 2026), diz Gurman.
Além disso, o analista da Bloomberg diz que o dobrável da Apple será lançado apenas nas cores preto e branco. A produção deve começar no início de 2026, com previsão de lançamento para o outono no Hemisfério Norte (entre setembro e dezembro).
Leia mais:
- Acalme seu bebê com esse recurso escondido do iPhone
- Tem um iPhone? Veja 9 ajustes de segurança e privacidade importantes para fazer no celular
- 8 celulares “baratinhos” da Apple para você comprar em 2025
O que deve vir antes e depois do lançamento do iPhone dobrável
Antes do dobrável, a Apple prepara o lançamento do iPhone 17, previsto para setembro de 2025. A frente será quase idêntica à do iPhone 16, mas a traseira deve ter um novo módulo retangular de câmeras. O destaque será o iPhone 17 Air, ultrafino e equipado com o modem Apple C1.
Já em relação aos próximos passos, o plano da Apple é renovar seu portfólio de smartphones por três anos seguidos: 2025 terá o iPhone 17 Air, 2026 marca a estreia do iPhone dobrável e, em 2027, chega o “iPhone 20”, modelo comemorativo que teria corpo totalmente de vidro e bordas curvas.
O post Primeiro iPhone dobrável deve ter telona, Touch ID e quatro câmeras apareceu primeiro em Olhar Digital.