Principais mitos e verdades sobre meias de compressão

Você já se perguntou se as meias de compressão são realmente úteis para a sua saúde? Será que elas previnem ou tratam as varizes, os inchaços nas pernas e a trombose venosa profunda (TVP)? Será que elas fazem diferença na performance dos atletas? 

Neste artigo, vamos esclarecer alguns mitos e verdades sobre as meias compressivas, para que você possa tirar suas dúvidas e aproveitar os benefícios desses produtos. Acompanhe!

1. Qualquer tipo de meia serve para prevenir ou tratar problemas circulatórios

MITO. Uma forma de cuidar da saúde vascular e evitar problemas como sensação de peso e cansaço nas pernas, varizes e inchaços é usar meias de compressão graduadas. 

Essas meias são especiais porque fazem uma pressão diferente em cada parte da perna: mais forte nos tornozelos e mais fraca em direção às coxas. Assim, elas ajudam o sangue a voltar para o coração e impedem que ele fique parado nas veias. 

Por outro lado, as meias comuns não têm esse efeito e podem ser até prejudiciais se forem muito justas.

2. Homens não precisam de meias de compressão porque não sofrem com problemas circulatórios

MITO. Embora as mulheres sejam mais afetadas pelas doenças venosas, por conta de fatores hormonais e gestacionais, os homens também podem sofrer com elas. 

Isso porque o estilo de vida sedentário, o tabagismo, a obesidade, o envelhecimento e ficar muito tempo em pé ou sentado são fatores de risco para ambos os sexos. Por isso, os homens também devem usar as meias de compressão para prevenir ou tratar condições venosas. 

3. As meias de compressão esportivas podem melhorar a performance de atletas

VERDADE. De fato, as meias elásticas esportivas podem trazer benefícios para os praticantes de atividades físicas, como melhorar o retorno venoso do sangue ao coração, diminuir a formação de ácido lático nos músculos, reduzir a fadiga muscular e acelerar a recuperação após o exercício. Vale destacar que tais benefícios favorecem o desempenho físico e ajudam a prevenir lesões nos atletas. 

4. Todas as meias compressivas têm o mesmo efeito

MITO. As meias de compressão são classificadas em preventivas, medicinais, esportivas e antitrombo. Cada uma delas possui um grau de compressão diferente e consequentemente, são indicadas para casos diferentes.

As meias de suave compressão (15-23 mmHg), por exemplo, podem ser usadas para prevenção e bem-estar, enquanto as de média compressão (20-30 mmHg) são indicadas para casos de varizes, edemas leves e pós-operatório

Já as meias de alta compressão (30-40 mmHg) são recomendadas para casos mais graves de insuficiência venosa, úlceras varicosas e trombose. As meias de extra alta compressão (40-50 mmHg), por suas vezes, são recomendadas para casos raros e específicos de problemas de circulação sanguínea, como o linfedema. 

5. As meias de compressão devem ser usadas o dia todo

VERDADE. As meias compressivas devem ser colocadas logo pela manhã, antes de levantar da cama, e retiradas somente à noite, antes de dormir. Ao serem usadas diariamente, elas garantem uma pressão constante e uniforme sobre as pernas, evitando o acúmulo de sangue nas veias.

6. Gestantes podem usar meias de compressão

VERDADE. Nesse caso, as meias compressivas são indicadas porque a gravidez provoca um aumento do volume de sangue no corpo da mulher, bem como o aumento do útero, que pressiona as veias da pelve e da veia cava inferior. 

Com essa pressão, as veias das pernas ficam mais sobrecarregadas, favorecendo o surgimento de doenças venosas. Mulheres que já têm problemas circulatórios, aliás, podem sentir mais dores e desconforto nas pernas durante a gestação. Felizmente, as meias elásticas auxiliam na melhora do fluxo sanguíneo nas pernas e garantem o bem-estar das futuras mamães durante essa fase tão especial.

7. As meias compressivas só servem para pessoas com problemas circulatórios

MITO. Na verdade, as meias de compressão podem ser usadas por qualquer pessoa que deseje melhorar a saúde e o bem-estar das pernas, especialmente se ficar muito tempo em pé, sentado ou fazendo viagens longas de carro ou avião.

E, como vimos, as meias elásticas também podem ajudar a prevenir lesões musculares e a melhorar o desempenho esportivo dos atletas. Por fim, também podem contribuir para a saúde e bem-estar das mulheres durante a gravidez.

Esperamos que este artigo tenha contribuído para sanar as suas principais dúvidas sobre as meias de compressão. Porém, caso tenha ficado com alguma dúvida não abordada neste conteúdo, sugerimos que você acompanhe o nosso blog. Por lá, você encontra tudo o que precisa saber sobre terapia compressiva e dicas relevantes para a sua saúde vascular. Aproveite!

Related posts

Terapia compressiva para lipedema: tratamento não invasivo e eficaz

Legging de compressão: o que é e para que serve?

Peguei a receita da meia de compressão. E agora?