Após a revelação oficial do novo Exynos 2600 da Samsung, o informante IceUniverse revelou algumas especificações da suposta plataforma da empresa. O chip deve ser usado no Galaxy S26 em determinados países, e chegaria com uma configuração de 10 núcleos híbridos.
Como aponta o insider, o chip conta com um processo de fabricação feito em 2 nanômetros, e por isso deve oferecer um salto de desempenho ao menos interessante para os smartphones. O arranjo de núcleos coloca essa plataforma como deca-core, em uma configuração de um núcleo de grande desempenho a 3,9 GHz, três de performance a 3,25 GHz e seis voltados para eficiência com 2,75 GHz.
Apesar disso, há uma discussão sobre a verdadeira frequência máxima do núcleo de grande desempenho de 3,90 GHz. Rumores passados indicam que a litografia de 2 nm da Samsung permitiria grandes núcleos como esse chegarem a apenas 3,8 GHz, então é possível que a especificação final da plataforma seja levemente menor.
Exclusive: Now I’m going to disclose the key parameters of Exynos 2600
Galaxy S26 – 2nm Exynos 2600
CPU:10 core
3.9Ghz+ 3.25Ghz +2.75Ghz
GPU: AMD JUNO 985MHz
Open Gles 3.2、OPEN CL 3.0、VULKAN 1.3— PhoneArt (@UniverseIce) December 18, 2025
Além disso, o Exynos 2600 chegaria também com uma placa gráfica integrada fabricada em parceria com a AMD. De codinome “Juno”, o modelo roda a no máximo 985 MHz quando em turbo, e tem suporte para várias tecnologias de APIs diferentes, como o OpenGL ES 3.2, OpenCL 3.0 e o Vulkan 1.3.
Samsung diz que novo chip é “refinado”
Durante a revelação do Exynos 2600, a Samsung não revelou a ficha técnica, abrindo muita margem para especulações. No entanto, a fabricante insiste que escutou os feedbacks da comunidade de usuários para desenvolver um produto “mais refinado”, e isso pode justificar o atraso no lançamento deste produto.
- O grande destaque do chip é sua fabricação em 2 nm com transistores GAA (Gate-All-Around), que substitui a tecnologia FinFET de gerações passadas;
- Esse recurso permite que os transistores sejam envolvidos em todas as suas partes no portão de controle, aumentando a estabilidade elétrica;
- Uma das principais expectativas é que esse chip possua melhorias sensíveis em eficiência energética e no aquecimento;
- Rumores passados indicavam que a Samsung estava se esforçando bastante para esse chip, e ele seria capaz de bater de frente e até superar o A19 da Apple;
- A GPU pode ser até 75% mais potente que a da Maçã em testes single-core, e 14% no multi-core;
- Já a Unidade de Processamento Neural (NPU) para tarefas de IA deve ser 30% melhor do que o chip da Apple;
- Também deve haver algum grau de superioridade contra o Snapdragon 8 Elite Gen 5, mas não tão grande assim.
O Exynos 2600 deve ser lançado junto com a linha Galaxy S26 entre fevereiro e março, mas sua disponibilidade pode ser limitada. Como é comum de acontecer, essa plataforma deve acompanhar os smartphones somente em determinados países, enquanto outros recebem a versão com o Snapdragon 8 Elite Gen 5.
Quer acompanhar novidades da Samsung, o mercado de smartphones e tecnologia em geral? Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e YouTube e assine a nossa newsletter para receber as principais notícias e análises diretamente no seu e-mail.
