Procon barra venda de sanduíche do Burger King

O Procon do Distrito Federal (DF) proibiu nesta segunda-feira (2) a venda do sanduíche Whopper Costela na rede Burger King. A iniciativa do órgão de defesa do consumidor foi tomada após denúncias de possível propaganda enganosa. Segundo postagens compartilhadas nas redes sociais, o hambúrguer não tem costela.

“O Procon constatou que há a adição de aromatizante no preparo do hambúrguer, mas não há a presença da carne de costela em si. A informação sobre a real composição do sanduíche não é disposta de modo claro e ostensivo na publicidade do produto, induzindo o consumidor a erro e se caracterizando publicidade enganosa”, afirmou o órgão.

Suspensão das vendas 

Se comprovado que houve indução do consumidor ao erro, a empresa pode ser multada em até R$ 11,6 milhões. Imagem: gencies/Shutterstock

Por ora, a rede de fast food está impedida de oferecer o produto até que as informações na publicidade sejam corrigidas. Segundo o portal Agência Brasil, a empresa informou que prestará os esclarecimentos solicitados pelo Procon. 

Vale lembrar que o Procon-SP também pediu explicações ao Burger King sobre o Whopper Costela até sexta-feira, dia 6 de maio. A empresa deverá apresentar uma série de documentos, como a tabela nutricional do sanduíche, cópia dos materiais publicitários, entre outros. 

Segundo o órgão, se comprovado que houve indução do consumidor ao erro, a empresa pode ser multada em até R$ 11,6 milhões por publicidade enganosa.

Leia mais:

Aumento da Amazon Prime: confira preços atuais das plataformas de streamingBanco Central autoriza Shopee a operar como instituição de pagamentoAssinatura da Amazon Prime no Brasil vai aumentar no dia 20 de maio

Polêmica começou após denúncia similar contra o McDonald’s

Na semana passada, o Procon-SP já havia notificado o McDonald’s pedindo explicações sobre a nova linha de produtos McPicanha, que não tem picanha em sua composição.

O McDonald’s admitiu não haver picanha na composição dos “Novos McPicanha”. Segundo a rede, há apenas “molho com aroma natural de picanha”. No fim, a ausência da carne gerou indignação dos consumidores.

Via: Agência Brasil

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal! 

O post Procon barra venda de sanduíche do Burger King apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Fazenda vai usar IA para rastrear movimentações financeiras de fintechs

Após operação da PF, Receita voltará a exigir declaração de fintechs

11º Prêmio Especialistas: Olhar Digital tem representante na final