Programa de afiliados do YouTube Shopping é lançado no Brasil com Mercado Livre e Shopee

O Programa de Afiliados do YouTube Shopping foi oficialmente lançado no Brasil, esta semana, ficando disponível para todos os criadores de conteúdo que cumprem os requisitos exigidos. Por meio da iniciativa, é possível ganhar dinheiro ao marcar produtos diretamente nos vídeos, Shorts e transmissões ao vivo.

Disponível no país desde o mês passado, o YouTube Shopping permite que criadores e marcas vendam a partir da plataforma, faturando ao recomendar produtos. Mercado Livre e Shopee são as primeiras lojas parceiras no Brasil.

Como funciona?

Nova opção de monetização no YouTube, o programa de afiliados oferece a possibilidade de marcar itens de marcas parceiras no seu conteúdo. Se o espectador do canal clicar no anúncio e confirmar a compra, o criador recebe uma comissão pela venda.

  • As comissões são pagas por meio do Adsense para YouTube, mesmo serviço utilizado para a receita de anúncios;
  • Os pagamentos podem acontecer de 60 a 120 dias após a compra, tempo necessário para processar a operação e verificar se há devoluções;
  • É possível marcar os produtos em vídeos novos, antigos, Shorts e lives após o cadastro no programa;
  • As marcações ocorrem por meio da aba “Produtos”, ao editar um conteúdo antigo ou postar novas produções.

Uma pesquisa recente da Kantar mostra que os brasileiros apontam o YouTube oferecendo o melhor conteúdo relacionado a compras, incluindo vídeos instrutivos, de unboxing e avaliações. Mais de 25 milhões de usuários fizeram pesquisas sobre compras na plataforma, em julho, conforme a big tech, comprovando o comportamento.

“Estamos animados com a chegada oficial do Programa de Afiliados no Brasil, um mercado que abraçou o YouTube como um destino de compras. Trazer essa funcionalidade para todos os criadores elegíveis no Brasil é um passo natural para conectar criadores, marcas e espectadores”, disse a head de parcerias do serviço no país, Clarissa Orbeg.

Os afiliados ganham comissão quando os produtos marcados são vendidos. (Imagem: YouTube/Divulgação)

Quem pode participar?

Além de ter um canal com 5 mil inscritos, no mínimo, é necessário residir no Brasil e fazer parte do Programa de Parcerias do YouTube (YPP). Canais oficiais de artistas, de música ou associados a parceiros de música e aqueles cujo público é definido como “conteúdo para crianças” não podem participar da iniciativa.

Se você cumpre os requisitos, se inscreva para o Programa de Afiliados do YouTube Shopping por meio do YouTube Studio, seguindo o caminho Monetização > Compras (Shopping) > Começar. Após o cadastro, basta aguardar a aprovação.

Curtiu o conteúdo? Continue no TecMundo e compartilhe as notícias nas redes sociais com os amigos.

Related posts

PS Store tem games de PlayStation 5 e PS4 com até 92% OFF

Anel inteligente de R$ 349 chega ao Brasil para Android e iOS: Lity Connect Ring

Spotify lança ‘Wrapped semanal’ com seus artistas e músicas favoritos dos últimos dias