O Google apresentou nesta quinta-feira (29) um “protótipo de pesquisa experimental” envolvendo inteligência artificial (IA) generativa. A novidade é o Project Genie, uma ferramenta do laboratório DeepMind capaz de gerar ambientes interativos que, em forma e funcionamento, são basicamente videogames.
Assim como outras IAs desse segmento, a ideia do serviço é entregar um conteúdo a partir de comandos do usuário, que pode ser um prompt em texto ou uma imagem de referência.
A grande diferença é que, no lugar de respostas na forma de outros materiais escritos, o Project Genie desenvolve um espaço navegável que se parece com jogos modernos tanto em visual quanto na movimentação.
Todo o controle é feito por meio do teclado (usando as teclas W, A, S e D, clássicas da jogatina em PCs) e há a opção de adição de comandos adicionais, como saltar. Por ser uma experiência experimental, entretanto, ainda é comum encontrar limitações e latência entre o comando e o resultado em tela.
- Nos vídeos de demonstração, o Google mostra que é possível gerar um ambiente vivo, expansível e dinâmico, além de indicar quem será o personagem que você controla. O funcionamento é o mesmo de outras IAs generativas: quanto mais detalhado o texto, maiores as chances do resultado estar próximo do que você pediu;
- Isso é possível graças ao modelo de linguagem multimodal Genie 3, capaz de gerar caminhos em tempo real, prever e possibilitar interações com objetos e simular a física desses encontros, como encostar em uma bola ou saltar uma cerca, por exemplo;
- Junto dele trabalham também os modelos Nano Banana Pro e Gemini, que são o gerador de imagens e o chatbot da Google;
- O usuário pode criar ambientes realistas ou completamente abstratos nos mais variados estilos artísticos, além de adicionar imagens ao prompt para que elas sejam animadas e transformadas no ambiente interativo;
- Também é possível fazer com que você ou outras pessoas sejam convertidos no protagonista da experiência, também a partir de uma foto de referência. A perspectiva pode ser selecionada pelo usuário em primeira ou terceira pessoa;
- Depois do primeiro resultado, você pode solicitar alterações ou adições que melhorem ou alterem o material. E, além de criar as próprias experiências, o usuário consegue visitar os mundos interativos desenvolvidos pela comunidade.
Por enquanto, só é possível pedir a geração de conteúdos com 60 segundos de duração. Além disso, os testes atuais do Project Genie estão limitados para assinantes do plano Google AI Ultra nos Estados Unidos com mais de 18 anos, sem informações sobre uma eventual expansão do experimento.
Lançamento movimentou setor de games
A chegada do Project Genie na indústria gerou recepções mistas no mercado de jogos. No setor financeiro, a principal reação foi uma queda nas ações de várias desenvolvedoras de peso, como a Take-Two (responsável por publicar GTA), a CD Projekt RED (de The Witcher e Cyberpunk) e a Unity, dona de uma das engines mais usadas no mercado.
O Roblox, que trabalha justamente com a criação de “experiências interativas”, também passou por uma queda nas ações. O motivo é um eventual otimismo de investidores com a possibilidade de uso comercial do Genie, algo que ainda não está nos planos da Google.
Enquanto isso, em redes sociais já é possível conferir alguns exemplos de criações feitas por usuários que estão testando o Project Genie. Eles envolvem tanto reinterpretações de jogos que já existem quanto ideias originais e criativas — como um simulador de maço de cigarro em uma estação de metrô.
Less than 24 hours since Google dropped Project Genie and people are already creating wild stuff! The era of vibe gaming starts.
15 insane examples 🧵👇
1. Discarded Pack of Cigarettes in the stationpic.twitter.com/R8Iuyi7nEa
— TechHalla (@techhalla) January 30, 2026
Só que o Google pode ter problemas jurídicos com essa ferramenta em breve. Isso porque algumas pessoas descobriram que é perfeitamente possível imitar jogos já existentes na plataforma — incluindo títulos de franquias como Mario e The Legend of Zelda, de uma Nintendo que é conhecida por regras muito restritas sobre criações de fãs usando imagens de suas franquias.
O Google lançou recentemente uma nova integração do Google Chrome com o Gemini. Confira aqui como ficou o navegador!