O PlayStation Vita foi o último console portátil lançado pelo Sony e, mesmo estando meio antigo, ainda conta com uma base de fãs relativamente ativa. Atualmente, o console ainda chama atenção de muitos que nunca o tiveram, mas que ficam curiosos sobre o aparelho, seus jogos, sua história e sobre a possibilidade de ainda tirar algum proveito dele atualmente.
Para te ajudar exatamente com essas dúvidas, preparamos um guia bem completo sobre o PS Vita. Confira!
O que é o PS Vita?
O PS Vita é o segundo console portátil da Sony, sendo o sucessor do PlayStation Portable, também conhecido apenas como PSP. O Vita rodava seus jogos em cartuchos proprietários da Sony, tinha suporte a Wi-Fi, 3G, Bluetooth e possuía uma tela OLED de 5 polegadas, além de sua traseira ser sensível a toques.
Ele foi lançado como um concorrente direto do Nintendo 3DS, que tinha tido um início de vida mais complicado, algo que poderia dar uma vantagem para a Sony. Infelizmente para a empresa, a Nintendo conseguiu recuperar o tempo perdido e o prejuízo inicial com algumas mudanças de estratégias, enquanto o PS Vita nunca conseguiu alavancar suas vendas ou o interesse do público.
História do portátil da Sony: PS Vita
Percebendo o grande sucesso dos portáteis da Nintendo durante as décadas de 1990 e 2000, a Sony resolveu apostar nesse mercado com seu próprio pequeno console. Em 2004, a empresa lançou o PSP e conseguiu atingir vendas grandiosas, ultrapassando os 76 milhões de unidades ao redor do mundo. O portátil focava em trazer experiências parecidas dos jogos de PS1 e PS2, algo bem diferente do que a Nintendo proporcionava em seus portáteis.
A companhia tentou repetir o mesmo resultado com um portátil ainda mais poderoso em 2011, o PS Vita. Seu foco era o mesmo, mas agora bem mais ambicioso: oferecer uma experiência parecida com o PS3 em um console compacto. De certa forma, isso foi bem-sucedido, mas outros fatores impediram que ele fosse acessível para a maioria dos jogadores.
Por que o PS Vita não fez tanto sucesso?
Há muitos fatores que podem ser culpados pelo PS Vita não ter feito tanto sucesso, mas vamos focar em alguns dos principais motivos. Para começar, ele era um console muito caro para a maioria das pessoas, especialmente porque era esperado que portáteis fossem mais baratos por suas limitações e, também, por serem dispositivos secundários enquanto os consoles de mesa eram os principais.
Além disso, os consoles só podiam ter seu armazenamento expandido com cartões proprietários da Sony que também eram extremamente caros, dificultando a vida de quem precisava do espaço para dados salvos ou jogos digitais. Outra questão problemática era sua bateria, que durava pouco tempo, tanto pelo hardware poderoso do portátil como pela tela OLED, que exigia bastante do dispositivo.
No começo de sua vida, o PS Vita contou com um bom suporte de desenvolvedores, especialmente pelo sucesso de seu antecessor, mas isso não se manteve nos próximos anos. Quando as vendas do console não atingiram as expectativas, esse suporte foi diminuindo e o console acabou se consolidando com uma biblioteca de jogos independentes e de nicho, que ainda eram de boa qualidade.
Muito diferente do PSP, o PS Vita vendeu apenas 16 milhões de unidades ao redor do mundo. Esse resultado fez com a Sony não se aventurasse pelo mundo dos portáteis desde então, mesmo com o sucesso recente do Nintendo Switch, Steam Deck e ROG Ally, por exemplo.
Os jogos mais populares do PS Vita
Dentre os jogos mais populares do PS Vita, estão muitos títulos desenvolvidos pelos estúdios da Sony, assim como games independentes cuja jogabilidade funcionava perfeitamente em um portátil desse tipo. Separamos alguns dos principais logo abaixo:
Uncharted: Golden Abyss
Uma das franquias de maior sucesso do PS3 não podia ficar de fora da biblioteca do PS Vita se o plano era oferecer uma experiência parecida no pequeno console. Uncharted: Golden Abyss é mais limitado que os jogos principais, mas ainda é bem divertido e oferece uma aventura interessante para os fãs da saga.
Gravity Rush
Considerado por muitos como o melhor jogo de PS Vita, Gravity Rush é aquele jogo que não pode faltar na sua biblioteca do portátil. A protagonista tem o poder de controlar a gravidade, tornando sua exploração pelos cenários, lutas com inimigos e realização de missões em algo muito divertido e satisfatório.
Persona 4 Golden
Persona 4 Golden é uma remasterização do excelente jogo de PS2 e é outro que não pode faltar se você planeja ter um PS Vita. O game segue a fórmula de outros games mais modernos da franquia Persona, então é um RPG por turnos que te coloca na vida de um adolescente lidando com um misterioso serial killer em sua cidade.
Hotline Miami
Hotline Miami é um daqueles jogos indies que não precisa de introduções, já que se tornou extremamente conhecido e bem-sucedido há alguns anos. Sabemos que você pode jogá-lo em praticamente qualquer plataforma, mas esse é o tipo de jogo perfeito para jogar no PS Vita, seja pelo tamanho do console, sua tela OLED ou seus controles precisos.
Zero Escape: Virtue’s Last Reward
Outro jogo que está disponível em outras plataformas, mas que vale muito a pena no PS Vita é o Zero Escape: Virtue’s Last Reward. Ele possui um grande foco em narrativa e na resolução de puzzles. Caso se interesse pelo game, também vale a pena experimentar o seu antecessor, o 999: Nine Hours, Nine Persons, Nine Doors.
Guacamelee!
Para quem é fã do gênero Metroidvania, podemos recomendar o Guacamelee, um dos indies mais populares no PS Vita. Você controla um lutador mexicano, então o combate acaba sendo um dos aspectos mais importantes e divertidos do game. Vale mencionar que há uma sequência, mas ela nunca foi lançada no portátil da Sony.
Spelunky
Outro jogo independente que teve muito destaque no PS Vita foi Spelunky. Esse é um jogo de plataforma com uma dificuldade considerada brutal, mas muito recompensadora, o que não o faz ser o jogo perfeito para todos os tipos de jogadores, mas pode ser algo muito divertido dependendo do que você gosta.
Ainda é possível comprar jogos oficiais do PS Vita?
Agora que já conhecemos alguns dos jogos mais populares do console, fica a grande pergunta: ainda é possível comprar jogos do PS Vita? Essa é um dúvida muito válida, especialmente para quem tem medo de comprar um PS Vita atualmente, já que consoles antigos sempre apresentam esse desafio aos jogadores. Isso vale ainda mais quando boa parte de seu catálogo estava disponível de forma digital.
Por enquanto, a loja digital do console continua ativa, então é possível comprar jogos digitais no PS Vita. No entanto, a Sony tinha anunciado seu encerramento em 2021 e só mudou de ideia quando os fãs reclamaram abertamente sobre o assunto. Estamos comentando isso porque a empresa pode mudar de ideia a qualquer momento, tendo em vista que o portátil está com quase 15 anos de vida.
Caso queira comprar os jogos digitais de forma oficial, agora seria o momento ideal para começar a adquirir tudo, já que mesmo que a loja seja encerrada no futuro, os seus jogos ainda poderão ser baixados. Só vale dizer que alguns jogos de PS Vita que tinham funcionalidades online já fecharam seus servidores, então é bom verificar isso antes de qualquer aquisição.
Já os jogos físicos podem ser comprados a qualquer momento, desde que não se importe em adquirir itens usados. Cópias novas desses games não são mais produzidos oficialmente, então você acaba dependendo de seus donos anteriores e os preços podem ser mais altos se for algo considerado raro.
Gostou de saber mais sobre o PS Vita? Gostaria de ver um novo portátil da Sony no futuro? Deixe seu comentário sobre o assunto nas nossas redes sociais!