O PlayStation 5 pode estar prestes a receber mais uma revisão de hardware — e não exatamente uma animadora para os jogadores. Segundo novos vazamentos, a Sony prepara o lançamento do modelo CFI-2100 do PS5 Slim Digital Edition, que chega ainda em setembro de 2025 na Europa. A principal mudança? Uma redução no espaço de armazenamento interno, mas sem mudança de preço.
De acordo com informações reveladas pelo confiável dataminer billbil-kun, do site Dealabs, a nova versão do console trará 825 GB de SSD, em vez de 1 TB presente nos modelos atuais. A mudança, que pegou a comunidade de surpresa, não deve afetar o preço: o PS5 Slim Digital com menos memória continuará sendo vendido por 499 euros na Europa, segundo as informações.
Embora a Sony não tenha se pronunciado oficialmente, documentos de certificação e listagens de varejistas reforçam a credibilidade do rumor. O lançamento estaria marcado para 13 de setembro de 2025, primeiro no mercado europeu, mas a expectativa é que outras regiões recebam a atualização logo em seguida.

O que muda no PS5 Slim Digital Edition?
De acordo com os vazamentos, a mudança vale apenas para a edição digital do console. O PS5 Slim Standard, equipado com unidade de disco Blu-ray na caixa, deve manter os 1 TB de SSD mesmo no novo chassi.
A diferença será sinalizada claramente nas embalagens, com a informação de “825 GB” destacada ao lado dos selos de suporte a 4K e HDR. Vale ressaltar que o PS5 Slim Digital também possui suporte para leitor de disco e armazenamento extra via SSD M.2, mas com tudo sendo comprado separadamente.
Por que a Sony lançará esta versão do PS5 Slim Digital?
Enquanto o movimento não parece positivo para os jogadores, a mudança pode ter ligação com a linha de produção da empresa. Com a alteração, a Sony estaria buscando reduzir custos de produção do console.
A venda do produto com menos armazenamento pode evitar futuros aumentos de preço no modelo digital na Europa e outros mercados. Vale lembrar que o PS5 Digital começou custando 399 euros em 2020 e já acumula dois reajustes na região: 449 e depois 499 euros em abril de 2025.

Apesar de tudo fazer sentido pelos olhos da empresa, a alteração claramente não é benéfica para o público — principalmente se o novo modelo se tornar um padrão global para o PS5 Slim Digital.
Mudanças no PS5
Desde seu lançamento em 2020, o PlayStation 5 passou por várias revisões de hardware. Essas mudanças costumam envolver ajustes internos em ventilação, refrigeração e eficiência energética.
Em 2023, a Sony lançou o PS5 Slim, que reduziu o tamanho do console e trouxe como novidade a unidade de disco removível. A versão Slim também marcou um avanço no armazenamento, com a migração dos antigos 825 GB para 1 TB de SSD. Agora, no entanto, a possível redução parece andar na contramão.
Afinal, o possível corte levanta questionamentos sobre a experiência do jogador. Hoje, títulos como Call of Duty: Modern Warfare III e Final Fantasy VII Rebirth podem ocupar facilmente mais de 100 GB cada. Isso significa que, no novo PS5 Slim Digital, o espaço para instalar múltiplos jogos de peso será ainda mais limitado — vale ressaltar, também, que o produto não possui recursos em nuvem, como o Xbox.
Novo PS5 será lançado no Brasil?
O lançamento do PS5 Slim Digital CFI-2100 está previsto para começar na Europa em 13 de setembro de 2025, mantendo o preço de 499 euros, de acordo com as especulações. Até o momento, no entanto, a empresa não comentou oficialmente sobre o produto ou se ele será lançado no Brasil e outros mercados.
Caso o modelo se torne um padrão na linha Slim, pode ser que eventualmente a versão de 825 GB dê as caras no Brasil, substituindo a edição atual de 1 TB. Resta saber se a estratégia agradará ao público, ou se será vista como um retrocesso diante das crescentes demandas por mais espaço nos consoles modernos — o que é bem possível, não é mesmo?
E você, o que achou dessa possível mudança? A redução de armazenamento no PS5 Slim Digital é aceitável pelo mesmo preço ou a Sony está perdendo a mão? Conte pra gente nas redes sociais do Voxel e TecMundo!