Você já parou para pensar se precisa utilizar o combustível do seu carro dentro de um determinado período, caso contrário ele pode vencer? Pois é, após um tempo, tanto a gasolina quanto o etanol passam por um processo de degradação dentro do tanque do carro.
Vale destacar que esse problema costuma afetar apenas quem deixa o veículo parado por longos períodos ou enche o tanque e roda muito pouco, mantendo o combustível por muito tempo no reservatório. A seguir, saiba qual é a validade da gasolina e do etanol.
Leia mais:
- Pode armazenar gasolina em casa? Conheça os riscos dessa prática
- 9 hábitos que diminuem a vida útil e o valor do seu carro
- Carro popular: entenda o cálculo de descontos e se a compra compensa
Qual a validade dos combustíveis de carro?
A gasolina, seja ela comum ou aditivada, tem validade que varia de dois a três meses. Se passar disso, a substância sofre degradação e começa a perder suas características físico-químicas.
Por outro lado, se você utiliza uma gasolina Premium, saiba que a validade dela é muito maior, podendo durar mais de seis meses sem perder suas propriedades. Por esse motivo, ela é indicada para carros flex com o tanquinho de gasolina para partida a frio.
No caso do etanol, há algumas divergências, pois alguns especialistas afirmam que a reação de oxidação do etanol é mais lenta do que a da maioria dos compostos presentes na gasolina. Dessa maneira, ele poderia durar até um ano.
Todavia, há quem afirme que, se o álcool ficar de dois a três meses no tanque, poderá causar problemas para o funcionamento normal do motor.
Vale destacar que, em todas essas situações, quem mais deve se preocupar são os condutores que deixam seus veículos parados durante meses e com o tanque cheio de combustível. Além disso, deixar o seu automóvel sem utilização durante meses pode acarretar outros problemas na parte mecânica.
O post Qual a data de validade da gasolina e do etanol? apareceu primeiro em Olhar Digital.